Topo

Rússia lança campanha para evitar acidentes com 'selfies'

Divulgação/Ministério do Interior da Rússia
Imagem: Divulgação/Ministério do Interior da Rússia

Do UOL, em São Paulo

07/07/2015 18h29

A polícia russa lançou uma campanha para tornar os 'selfies' mais seguros, após o crescente número de acidentes provocados pelos registros fotográficos nas mais variadas situações. 

"O selfie poderia custar a sua vida", adverte o Ministério do Interior em folheto publicitário com alertas de como a prática aparentemente inofensiva pode se transformar em uma arma. A ação inclui folhetos e advertências no estilo das notificações de trânsito. Em uma delas, uma pessoa segurando um pau-de-selfie vagueia por uma linha férrea. "A selfie sobre os trilhos é uma má ideia se você valoriza a sua vida", afirma o folheto.

"Junto com todas as vantagens do mundo moderno novas ameaças aparecem. Queremos recordar aos cidadãos que a busca por curtidas nas redes sociais pode levá-los para a estrada da morte. Nos relatórios de acidentes há informações sobre casos tristes com amantes do autorretrato", disse Yelena Alexeyeva, representante do Ministério do Interior no evento de lançamento da campanha. 

Segundo dados oficiais, somente este ano, os acidentes ocasionados por essa moda deixaram cerca de 100 feridos e dezenas de mortos no país. Em Moscou, uma mulher de 21 anos atirou acidentalmente em sua própria cabeça ao tentar tirar um selfie segurando uma pistola. Ela sofreu ferimentos, mas sobreviveu.

Dois jovens de Urais não tiveram a mesma sorte. Eles morreram tendo fazer o autorretrato segurando uma granada de mão com o pino puxado para fora. Outro adolescente da região de Ryazan também morreu ao tentar se fotografar em uma ponte ferroviária. Ele, acidentalmente, encostou em fios elétricos e não resistiu ao choque.