Topo

Windows 10 da Microsoft não será pré-instalado nos computadores no 1º dia

Reprodução
Imagem: Reprodução

Dina Bass

13/07/2015 12h41

A Microsoft está se preparando para lançar o sistema operacional Windows 10 para clientes no dia 29 de julho, mas ele não estará disponível pré-instalado nos computadores nesse dia, como a empresa fazia com as versões anteriores do Windows.

Para os clientes que desejarem um computador novo com Windows 10, a Microsoft está montando estações em seus próprios pontos de venda e em outras lojas para ajudar a instalar o sistema operacional, disse Yusuf Mehdi, vice-presidente do Windows e de marketing de aparelhos. O sistema operacional, que a maioria dos clientes obterá por download para máquinas preexistentes, ainda não está totalmente completo, portanto a versão final ainda não foi entregue aos fabricantes de computadores.

"Você vai ver computadores funcionando com o Windows 10 instalado pouco depois do dia 29 de julho e no quarto trimestre haverá uma linha completamente nova de máquinas para a temporada de fim de ano", disse ele.

O lançamento do Windows 10 representará uma iniciativa muito mais reduzida e descentralizada do que os eventos introdutórios anteriores, que eram deslumbrantes e extremamente coordenados. A companhia está passando a oferecer o Windows como um serviço onde tanto o sistema operacional completo quanto as atualizações menores são fornecidas por downloads aos computadores.

Inicialmente, o software também não estará disponível para todos - em vez disso, as 5 milhões de pessoas que vêm testando o Windows 10 para a Microsoft terão prioridade para fazer o download no dia 29 de julho, disse a empresa em uma publicação de blog no início deste mês. Os compradores de computadores novos que não decidirem fazer o upgrade imediatamente na loja também terão prioridade para obter o sistema operacional quando desejarem, disse Mehdi.

Fãs do Windows

Os eventos para lançar o novo sistema vão se voltar aos fãs que vêm testando o software, com festas em 13 cidades, como Pequim, Londres e Nova York, disse Mehdi. A empresa detalhou os planos em uma publicação de blog nesta segunda-feira.

A Microsoft vai iniciar uma campanha publicitária mundial no dia 20 de julho com o slogan "A more human way to do" ("Um jeito mais humano de fazer as coisas", em tradução livre). O marketing vai se concentrar em uma mensagem chamada "Upgrade Your World" ("Faça o upgrade do seu mundo", em tradução livre) e, por exemplo, solicitará que os usuários escrevam em tweets as coisas que eles acham que precisam de um upgrade, como o próprio carro, com a hashtag #UpgradeYourWorld.

O programa também inclui contribuições de caridade feitas pela Microsoft a várias causas internacionais. Os usuários poderão escolher alguns dos beneficiários das doações através de uma campanha nas redes sociais.