Topo

Falta de dados da Apple sobre novo relógio alimenta intriga sobre demanda

Tim Higgins

15/07/2015 18h52

O silêncio da Apple Inc. sobre a demanda por seu smartwatch está dificultando a tarefa dos analistas de medir se o aparelho de vestir está tendo sucesso. No entanto, mesmo as estimativas mais pessimistas sugerem que ele pode se tornar um sucesso de vendas.

Estimativas de vendas unitárias no trimestre que terminou em junho variam de apenas 3 milhões a até 5 milhões. Os pessimistas dizem que as remessas caíram depois das primeiras semanas, enquanto outros dizem que o Apple Watch está dando os passos iniciais para ganhar a aceitação generalizada dos consumidores.

Os resultados do terceiro trimestre marcados para a próxima semana não jogarão muita luz sobre os números reais. A empresa disse que não vai divulgar vendas unitárias do relógio e em abril o presidente Tim Cook disse apenas que estava feliz com a resposta e que a demanda estava superando a oferta. Ainda assim, se as suposições dos analistas estiverem próximas da marca, o relógio está indo, no mínimo, tão bem quanto o iPhone e o iPad - os dois primeiros produtos do tipo da empresa - depois de seus lançamentos em 2007 e 2010.

Pedidos on-line

A abordagem da empresa para esse novo produto, o primeiro em cinco anos, foi diferente. A Apple não ofereceu o relógio para venda em lojas no lançamento. Ao invés disso, a nova chefe de varejo, Angela Ahrendts, orientou seus funcionários a direcionarem os clientes para o site da empresa para fazerem pedidos customizados do Watch depois de experimentarem suas características e estilos em uma loja. Experimentar um Apple Watch, em muitos casos, necessitava de um agendamento.

Na falta de dados da Apple sobre a demanda por seu smartwatch, as estimativas de algumas firmas de pesquisa ganharam mais importância. A Slice Intelligence, uma empresa de pesquisa de mercado com sede em Palo Alto, Califórnia, divulgou dados no Marketwatch.com no dia 8 de julho estimando que as vendas do Watch haviam caído 90 por cento desde sua semana de lançamento. As estimativas foram baseadas em recibos eletrônicos e vendas on-line nos Estados Unidos, disse a Slice.

Visto por outro lado, os dados da Slice sugerem que o Watch está, pelo menos, no caminho certo para se sair tão bem quanto o iPad em seus três primeiros meses de lançamento e ultrapassar os números de lançamento do iPhone original. A Apple vendeu 2,97 milhões de relógios on-line nos Estados Unidos durante o trimestre que terminou em junho, segundo estimativas da Slice.