Topo

Após violência de taxistas, Uber terá serviço de graça nesta quinta em BH

Tela inicial do Uber - Reprodução
Tela inicial do Uber Imagem: Reprodução

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

16/07/2015 10h16Atualizada em 16/07/2015 11h46

O serviço de transporte de passageiros por meio do aplicativo Uber está oferecendo corridas de graça nesta quinta-feira (16) em Belo Horizonte.

Uma mensagem enviada para clientes na capital mineira informa que a iniciativa é uma reação à violência dos motoristas de táxi da cidade e aos atritos que ocorreram, sobretudo nas últimas duas semanas, envolvendo usuários do serviço e diversos motoristas do Uber.

Com a campanha #uberlove day, a mensagem agradece ao apoio da clientela de Belo Horizonte e detalha os procedimentos para obter o benefício, com validade entre as 11h e as 18h de hoje, que possibilita à pessoa fazer até três viagens, sem ultrapassar os R$ 50.

“Ficamos muito felizes com o imenso apoio que recebemos desde que chegamos a BH e particularmente nas duas últimas semanas. A ação de hoje é nossa resposta à violência. Nós acreditamos que mais amor, transparência e uma experiência fantástica de mobilidade fazem a cidade melhor. Para retribuir todo seu amor, queremos te dar um presente”, diz a mensagem do Uber.

O UOL entrou em contato com a assessoria do sindicato dos taxistas de Belo Horizonte para comentar a questão, mas ainda não obteve resposta.

Uma onda de conflitos de rua entre motoristas de táxi e do Uber em Belo Horizonte nas últimas semanas ganhou força e o MP (Ministério Público) de Minas Gerais ampliou suas investigações, inicialmente abertas para verificar a atuação dos motoristas do aplicativo Uber, e incluir a atuação dos condutores de táxis. Até mesmo a falta de fiscalização por parte da prefeitura será alvo da promotoria de Justiça de Defesa ao Patrimônio Público.

A decisão de expandir as investigações foi tomada após as primeiras ocorrências de brigas, ameaças e violência.

Em vídeos que circulam na internet, gravado pelos próprios taxistas, condutores ligados ao aplicativo, usuários e policiais militares são hostilizados por integrantes da categoria em vias da capital mineira. As imagens foram apresentadas durante audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, que discutiu o assunto no mês passado, antes de serem postadas.

Num deles, os taxistas cercam e ameaçam um condutor do Uber, constrangendo uma passageira que contratou o serviço. A mulher chega a passar mal, conforme mostra o vídeo gravado pelos taxistas que participaram do cerco.

O Uber começou a funcionar há oito meses em Belo Horizonte, quando a empresa passou a recrutar motoristas na cidade. O aplicativo une condutores autônomos e passageiros e está disponível em mais de 300 cidades de 58 países, onde é alvo de ações judiciais e protestos de taxistas.

Protesto agressivo contra o Uber acontece em Minas Gerais