Topo

Por que o Windows 8 fracassou? Veja as cinco principais reclamações

Sérgio Vinícius

Do UOL, em São Paulo

28/07/2015 06h00

A Microsoft tem apostado todas as suas fichas no Windows 10, que será lançado nesta quarta-feira (29), para tentar recuperar sua reputação um tanto abalada pela versão atual do sistema operacional.

Em outubro de 2012, a empresa norte-americana colocou no mercado o Windows 8. O sistema era completamente renovado do ponto de vista do design --a maior marca disso era a ausência do botão Iniciar, no canto esquerdo inferior da tela. As reações foram bastante exaltadas.

Seis meses depois do lançamento, usuários continuavam chiando e institutos de pesquisa --como IDC e Gartner--, apontavam o Windows 8 como o principal culpado pela queda nas vendas de PCs. Em junho de 2013, a Microsoft lançou a atualização 8.1, que trazia de volta o menu Iniciar e acalmou um pouco --mas não muito-- os ânimos.

Em 2015, vendas de computadores seguem caindo e alguns institutos de pesquisa ainda apontam o Windows 8 como um dos culpados. A ideia da Microsoft é que, com o Windows 10, o panorama mude um pouco. Abaixo, algumas das principais reclamações dos usuários ao redor do planeta (e dos leitores do UOL Tecnologia) após o lançamento da contestável versão. As queixas têm a ver com usabilidade e com a, até então, nova cara do sistema da Microsoft.