Topo

Relembre todos os Windows e diga de qual você sente mais falta

Do UOL, em São Paulo

29/07/2015 10h00

A Microsoft foi formada em 1975 por Bill Gates e Paul Allen, dois jovens que resolveram investir nos computadores pessoais. Em junho de 1980, Gates e Allen contratam um antigo colega de classe de Gates em Harvard, Steve Ballmer, para ajudar a administrar a empresa. No mês seguinte, a IBM faz contato com a Microsoft sobre um projeto com o codinome "Chess" ("Xadrez"). 

  • 48155
  • true
  • http://tecnologia.uol.com.br/enquetes/2015/07/28/de-qual-windows-voce-mais-sente-saudades.js

Em resposta, a Microsoft se concentra em um novo sistema operacional — o software que gerencia, ou controla, o hardware do computador e também serve para fazer a ligação entre o hardware e os programas, como um processador de texto. É a base na qual os programas de computador podem funcionar. Eles chamam o novo sistema operacional de "MS-DOS". O IBM PC começou a ser vendido, em 1981, com uma linguagem totalmente nova para o público geral. 

Para facilitar o uso, a empresa começa a trabalhar em uma interface melhor, chamada "Manager", mas Windows é escolhido porque descrevia melhor as caixas ou "janelas" que foram fundamentais para o novo sistema. O Windows é anunciado em 1983, mas demora um pouco para ser desenvolvido. Em 85, a Microsoft começa a vender o Windows 1.0. Em 1987, foi a vez do Windows 2.0, com ícones de área de trabalho e memória expandida.

A década de 90 começou com o Windows 3.0, seguido pelo maior sucesso da empresa, o Windows 95, que estabelece o recorde de 7 milhões de cópias vendidas nas primeiras cinco semanas.  É a era do fax/modem, do email, do novo mundo online e dos jogos multimídia e softwares educacionais.  O Windows 98 é a primeira versão do Windows projetada especificamente para os consumidores. Em 25 de outubro de 2001, o Windows XP é lançado com um visual redesenhado, sendo mais estável e rápido.

O Windows Vista é lançado em 2006 com o sistema de segurança mais forte já visto. O Windows 7 veio em 2009 focado em conexões sem fio, quando os notebooks superaram os desktops nas vendas. Já o Windows 8 de 2012 tentou trazer a interface touch de celulares e tablets para o PC.