Topo

Facebook finaliza avião em grande escala para levar conexão a áreas pobres

Do UOL, em São Paulo

30/07/2015 17h02

O diretor-executivo do Facebook, Mark Zuckerberg, anunciou na tarde desta quinta-feira (30) a finalização do primeiro avião em grande escala da rede social que será usado para a distribuição de internet em regiões sem acesso.

"Estou animado para anunciar que já terminou a construção do nosso primeiro avião em grande escala: Aquila", disse Zuckerberg em sua página na rede social. Segundo ele, a ação faz parte da iniciativa Internet.org —um convênio de empresas de tecnologia que querem propagar o acesso à rede mundial de computadores.

Aquila é um avião não tripulado movido à energia solar. "Tem a envergadura de um Boeing 737, mas pesa menos do que um carro e pode ficar no ar durante meses", descreveu o diretor-executivo, que ressaltou o sucesso da conexão.

"Testamos um novo laser que pode transmitir dados em 10 gigabits por segundo. Isso é dez vezes mais rápido do que qualquer sistema anterior e pode se conectar com precisão com um ponto do tamanho de um centavo há mais de 10 km de distância", apontou.

Zuckerberg destacou a importância do projeto para os 10% da população mundial que vive em áreas sem internet. "Usar um avião para conectar as comunidades pode parecer ficção científica. Mas nada mais é que a ciência antes de seu tempo. Nos próximos meses, vamos testar esses sistemas no mundo real e continuar refinando-os para que possamos transformar nossas promessas em realidade", finalizou.