Topo

Grana curta? Veja 10 dicas para comprar celular usado sem cair em roubada

Divulgação
Imagem: Divulgação

Thiago Varella

Colaboração para Tilt

21/12/2021 04h00

Com a alta do dólar e da inflação, comprar um celular novo está cada vez mais caro. Se para muita gente está difícil fazer qualquer tipo de compra que não seja básica para o dia a dia, que dirá investir em um smartphone. A alternativa então pode ser adquirir um aparelho usado.

Basta uma breve busca em sites de compra e venda, como o Mercado Livre e OLX, para encontrar preços bem atraentes de celulares que eram top de linha há poucos anos. Se você já encontrou modelos com valores tentadores, antes de abrir a carteira, só certifique-se de que você irá seguir as dicas abaixo para não cair em roubada:

1. Homologação da Anatel

Em primeiro lugar, verifique se o celular que você se interessou é homologado pela Anatel. Há duas grandes razões para isso.

A agência tem intensificado o ritmo de bloqueio de celulares do tipo, e milhares deles já pararam de funcionar. Além disso, um celular pirata pode usar peças não autorizadas pelas fabricantes e deixar de lado diversos recursos do modelo original.

Existe também o risco de o aparelho trabalhar com uma versão modificada do Android, que pode conter malwares (programas maliciosos) e backdoors (acessos abertos para invasões).

2. Pesquise o preço

Uma vez que você tenha certeza de que está comprando um aparelho original, o próximo passo é fazer uma boa pesquisa para saber o preço médio do aparelho no mercado de usados. Assim, você evita pagar muito caro em um aparelho mais antigo ou ainda levar um smartphone muito barato, mas com alguns defeitos "escondidos".

3. Consulte o IMEI

Uma forma de saber a situação do aparelho (se ele está ativo ou bloqueado) é acessar o teclado usado para ligações, digitar o código *#06# e, depois, consultar o número do IMEI (espécie de CPF do celular) no site da própria Anatel.

Caso tenha contato direto com o vendedor, peça para ele enviar o comprovante de que o IMEI está ativo.

4. Peça nota fiscal

Para ter certeza de que o celular não foi comprado de forma ilegal, exija sempre a nota fiscal original. Dessa forma, você ainda consegue cobertura de assistência técnica, se ainda estiver válida.

5. Acessórios originais

Também vale perguntar ao vendedor sobre os acessórios originais do celular. Se o telefone vai vir na caixa, com manual, fone de ouvido, carregador original e cabo de dados. Caso o dono tenha substituído algum desses itens, é bom questionar o motivo da troca.

6. Assistência técnica

Uma pergunta que deve ser feita na negociação é se o dispositivo já foi levado à assistência técnica. É importante conhecer o histórico do celular, pois há chances de problemas similares aparecerem posteriormente.

7. Analise o exterior

O exterior do celular também é algo a ser levado em conta e pode dar muitas pistas sobre como o aparelho foi usado e possíveis problemas decorrentes de um dono anterior pouco cuidadoso.

Aqui, é importante procurar danos mais aparentes, como amassados ou rachaduras, também ver se a tela do aparelho apresenta alguma mancha e verificar se o touchscreen (tela sensível ao toque) funciona normalmente.

8. Verifique o wi-fi

Também é recomendável conferir o funcionamento do wi-fi. Um teste de conexão a uma rede já é o suficiente para saber se tudo está ok.

9. Cheque a bateria

A bateria é outro componente que costuma dar problemas em aparelhos usados. Saber a saúde da bateria, no entanto, é um pouco mais complexo. Nos celulares Android, o mais recomendável é instalar um app que mostra os ciclos da bateria, como é o caso do AccuBattery.

No caso do iPhone, obter essa informação é mais simples. Basta ir em "Configurações" e depois em "Bateria" e "Saúde da bateria".

Peça ao vendedor para que ele forneça essas informações (ou veja pessoalmente) É normal que os dados indiquem mudanças na saúde da bateria com o passar do tempo, como a queda da porcentagem.

Mas essa informação é fundamental para que você tenha consciência de que o celular não vai durar mais do que o tempo que ele duraria se fosse 100% novo. Evite comprar se os números de saúde da bateria estiverem abaixo de 70% ou 60%, e se o desconto não for muito grande.

10. Vai ser atualizado?

Também é interessante saber se o sistema operacional do celular que você está atrás tem previsão de continuar sendo atualizado com o passar do tempo. Para descobrir isso, basta fazer uma simples busca pela internet ou entrar em contato com os canais de suporte do fabricante.

Além de tudo isso, vale sempre ir atrás da reputação do vendedor ou da loja onde você vai comprar o aparelho usado. Sempre dê preferência às empresas especializadas na venda de smartphones usados, já que, geralmente, nesses lugares os aparelhos são revisados e contam com garantia.