Topo

S6 Edge Plus e Note 5 chegam em setembro ao Brasil por cerca de R$ 4.000

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em Nova York*

13/08/2015 13h26Atualizada em 06/10/2015 19h07

Dois smartphones da série Galaxy --S6 Edge+ e Note 5--, lançados nesta quinta-feira (13) pela Samsung, trazem telas grandes de 5,7 polegadas e design renovado para a linha Note, mas sem mudanças significativas em relação a seus antecessores [S6 Edge e Note 4]. Eles devem chegar ao Brasil em setembro, e, apesar de o preço ainda não ter sido anunciado, devem ter valor similar ao do S6 Edge, cerca de RS 4.000.

Com o anúncio feito durante evento realizado em Nova York (EUA), a empresa sul-coreana confirmou praticamente todos os rumores sobre os aparelhos. A principal diferença entre o S6 Edge+ e o S6 Edge é que o celular ficou maior, já no Note 5, o que chama atenção é o visual mais sofisticado, com traseira curva, parecido com o S6.

O Note 5 ganhou ainda uma melhora no processador, que pode ser considerado o mais potente do mercado entre os aparelhos vendidos no Brasil. Os dois aparelhos também contam com 4GB de memória RAM, um acréscimo em relação aos antecessores. De acordo com a Samsung, eles serão vendidos a partir de 21 de agosto em todo o mundo. 

"É como ter um computador de porte médio à mão", disse Roberto Soboll, diretor de produto mobile da Samsung. Segundo ele, a "alta capacidade" dos smartphones favorece principalmente os amantes de vídeos e games. "Antes as pessoas se incomodavam com os grandes celulares por causa da dificuldade de se falar. Mas hoje essa função está cada vez mais escassa", afirma.

A Samsung foi a pioneira no segmento de "phablet", mais conhecido como "super smartphone", com o lançamento do Galaxy Note, em 2011, com tela de 5,3 polegadas. Ainda que inicialmente o modelo tenha sido motivo de zombarias, acabou ganhando a preferência de parte dos usuários e incentivando muitas outras fabricantes --inclusive a Apple-- a apostar nas telonas. "As grandes telas passaram de 'legal de ter' para 'você tem que ter'", diz Justin Denison, vice-presidente e chefe da área de produtos móveis da empresa.

Os mais potentes

Com o processador de oito núcleos [quatro de 2,1 GHz e quatro de 1,5 GHz], o Note 5 manteve a empresa sul-coreana entre as principais fabricantes. O iPhone 6 Plus, por exemplo, conta com um processador dual-core A8 de 1.4 GHz, inferior inclusive ao do Note 4 (octa-core --1,9 GHz quad-core e 1,3 GHz quad-core). Com as mesmas especificações, o S6 Edge+ preservou a especificação do S6 Edge e do S6, que já eram top do mercado.

Vale lembrar que o desempenho de um smartphone é medido não apenas na potência do seu processador. Existem várias outras especificações técnicas -- memória RAM, capacidade de armazenamento, GPU [placa gráfica do smartphone], bateria e sistemas de conectividade-- que influenciam na performance do dispositivo.

Essas características não tiveram grandes alterações. A Samsung voltou a abolir o armazenamento expansível e a bateria removível nos dois modelos. A capacidade da bateria dos lançamentos da empresa sul-coreana é de 3.000 mAh.

Segundo a empresa, o carregamento completo da bateria dos novos smartphones por wireless pode ser realizado em 120 minutos --uma hora a menos do que os modelos anteriores.

S6 Edge+

Como o esperado, o S6 Edge+ é uma versão maior do irmão S6 Edge. As dimensões passaram de 142.1 x 70.1 x 7 mm para 154,4 x 75,8 x 6,9 mm. Proporção que também influenciou no tamanho da tela que passou de 5,1 para 5,7 polegadas. Conta ainda com a tecnologia Super Amoled e resolução de 2560 x 1440p.

A principal característica da versão Edge, que é a lateral da tela curvada, agora será compatível com alguns apps -- não será restrita a diferenciação dos contatos como no S6 Edge. A Samsung preservou os 16MP da câmera principal dos aparelhos da linha S6, bem como os 5MP da câmera frontal. A melhora da lente também se manteve.

Note 5

A S. Pen, segundo a Samsung, é uma das principais novidades do Note 5. A caneta digital do modelo ganhou mais precisão na escrita. Também é possível acoplar um acessório que é um teclado físico removível, para aqueles que não abrem mão disso.

O Note 5 também ganhou um incremento na qualidade da câmera frontal, que passa de 3,7 MP a 5MP, mas manteve os 16MP da câmera principal. O aparelho ficou mais fino: de 153.5 x 78.6 x 8.5 mm para 153.2 x 76.1 x 7.6mm.

Preços altos

O que parece, no entanto, é que as empresas --assim como a sul-coreana-- tenham perdido a mão para definir o preço dos dispositivos. Desde o lançamento do iPhone 6, em 2014, os preços de celulares no Brasil ultrapassam a casa dos R$ 4.000. 

No segundo trimestre de 2015, a Samsung registrou ganhos menores do que esperado. O resultado sugere que a sul-coreana tenha errado a mão com o Galaxy S6 diante da demanda fraca em mercados-chave, que deve ter pressionado as vendas. O sucesso ou fracasso dos novos phablets é considerado como importante no futuro a médio prazo da Samsung, que foi superada pela Apple nas vendas dos celulares mais caros e está sofrendo com a forte concorrência das fabricantes chinesas nos aparelhos mais baratos. 

* A jornalista viajou a convite da Samsung