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Apple Watch impulsiona downloads de aplicativo de empresa sueca de saúde

Katarina Gustafsson e Adam Ewing

21/08/2015 18h11

A startup sueca de saúde Lifesum visa dobrar seu número de usuários por volta do começo do ano que vem porque seu aplicativo está se popularizando nos EUA, ajudado pela integração com o relógio da Apple Inc.

O aplicativo, que conta calorias e oferece receitas saudáveis e motivação para aqueles que tentam entrar em forma, ganhou um impulso quando a Apple o mencionou em uma apresentação em outubro e depois o apoiou como um recurso útil para seu relógio. A Lifesum tentará chegar a 20 milhões de usuários cadastrados até abril, frente a quase 11 milhões hoje, disse o diretor-executivo Henrik Torstensson em uma entrevista.

A Lifesum enfrenta a rivais maiores, como colossos de bens esportivos, que estão devorando os aplicativos que ajudam os usuários a perder quilos indesejados e a ter um estilo de vida mais saudável. A Adidas AG comprou o aplicativo de treino Runtastic GmbH, e a Under Armour Inc. adquiriu os aplicativos Endomondo e MyFitnessPal por cerca de US$ 560 milhões.

Atingir a meta de usuários "não será muito fácil", disse Torstensson na sede da Lifesum, com vista para um canal em Estocolmo. O número de usuários mais do que dobrou nos últimos meses e a Lifesum projeta outro impulso de crescimento por volta do final do ano, disse ele.

Um dos desafios para a Lifesum e suas concorrentes é conseguir que as pessoas que fizeram o download do aplicativo e se cadastraram continuem utilizando-o - e que façam a atualização para as versões pagas -. Torstensson não quis revelar o número de usuários ativos da Lifesum nem dos que pagam para acessar os recursos premium do produto.

"Esse é o verdadeiro desafio do produto: como torná-lo divertido, acessível, motivador, fácil de usar e manter o uso", disse ele.

Planos de crescimento

O aplicativo da Lifesum também funciona em aparelhos como o iPhone e os smartphones com Android, e aposta na ajuda do florescente mercado de relógios inteligentes para se expandir além de seus baluartes na região nórdica e na Alemanha. Os EUA devem se tornar seu maior mercado neste ano fiscal, disse Torstensson. Atualmente, os EUA são sua segunda ou terceira maior região.

A Lifesum foi fundada em 2008 e arrecadou US$ 6,7 milhões em 2014 em uma rodada de investimento liderada pela Bauer Media Group e pela SparkLabs Global Ventures. Embora tenha "um saldo de caixa muito saudável", a startup provavelmente arrecadará mais fundos no futuro, segundo Torstensson. "Há muito interesse tanto pela tecnologia de saúde e treinamento quanto por Estocolmo", disse ele.

A receita para o ano fiscal encerrado em abril foi "muito mais alta" do que os 27,5 milhões de coroas suecas (US$ 3,2 milhões) obtidos um ano antes, disse Torstensson, sem dar mais detalhes. A companhia planeja ampliar seu escritório em Estocolmo dos 39 funcionários atuais para de 50 a 55 por volta do final de abril.

"A empresa moderna de saúde realmente deveria ser digital", disse Torstensson. "Definitivamente, trata-se de um mercado de vários bilhões de dólares, e deveriam existir empresas com receitas multibilionárias construídas com o tempo".