Topo

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook

Do UOL, em São Paulo

25/08/2015 06h00

Em janeiro, o Facebook lançou uma nova funcionalidade que mostra na linha do tempo do usuário um post que ele publicou no mesmo dia em que está acessando sua conta, mas em anos anteriores. Se por um lado, o recurso é interessante porque nos faz relembrar acontecimentos, por outro, pode trazer à tona alguns posts que atualmente podem ser um tanto quanto embaraçosos ou até mesmo comprometedores.

O jeito mais fácil de esconder os antigos posts é simplesmente apagá-los. Mas se você deseja apenas que eles não sejam vistos por algumas pessoas, mas continuem aparecendo em seu mural, existem alguns truques:

1. Foi marcado em uma foto comprometedora? Apenas a oculte de sua timeline

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

O procedimento para ocultar a foto e ela não aparecer mais em sua timeline é bastante simples. Clique na imagem e observe que logo abaixo da data de publicação da foto existe uma frase: "exibida na linha do tempo". Clique na seta para baixo que vem logo após a frase e escolha a opção "ocultado da linha do tempo". Pronto, a foto sumiu de seu mural.

2. Exclua a marcação de seu nome nas fotos

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 2 1 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
O Facebook oferece a opção de marcar o rosto das pessoas nas fotos. Assim, basta passar o mouse na imagem e já sabemos quem é quem. Para remover seu nome, vá até a imagem, passe o mouse sobre o seu rosto e escolha a opção "remover marcação".

3. Aproveite para configurar a opção de ser marcado em fotos ou comentários apenas com sua aprovação

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 2 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Para não ter surpresas, o ideal é o usuário aprovar se determinada foto ou post em que ele foi mencionado pode ou não aparecer em sua timeline. Para isso, é preciso clicar na seta para baixo que fica no lado superior direito da página e escolha a opção "Configurações". Em seguida, vá em "linha do tempo e configurações de marcação" e ative a opção "analisar marcações que as pessoas adicionam às suas publicações antes de serem exibidas no Facebook".

4. Oculte posts e fotos para determinadas pessoas

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 4 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Se você não quer que seu chefe veja uma foto ou post publicado em sua linha do tempo, por exemplo, basta escolher a publicação, clicar na seta para baixo que fica logo após a data do post e clicar em "mais opções" > "personalizado". Em "não compartilhar com", digite o nome da pessoa que não verá o post.
Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 4b - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

5. Deixe determinadas fotos e posts visíveis somente para você

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 5 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Em vez de deletar uma foto, é possível apenas deixá-la visível para o dono do perfil. Para isso, basta escolher a publicação, clicar na seta para baixo que fica logo após a data do post e clicar em "somente eu".

6. Faça com que todos os seus antigos posts públicos se tornem "somente para amigos"

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 6 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Em vez de ir de post em post para alterar quem pode vê-lo, vá até a seta para baixo que fica no lado superior direito da página e escolha a opção "Configurações". Em seguida, clique em "privacidade" e ative a opção "limitar o público para as publicações que você compartilhou com Amigos de Amigos e Publico?".

7. Está arrependido de ter feito um comentário? Basta apagá-lo ou editá-lo

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 7 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Para editar um comentário, clique no ícone que parece um lápis, ao lado direito do comentário (aparecerá uma janelinha com as palavras "Editar ou Excluir"). Em seguida, clique em "Editar..." para poder reescrever o texto. Escreva novamente o que quiser e dê "enter". Para apagá-lo, basta clicar em "excluir".

8. Impeça que outras pessoas publiquem em seu mural

Oito dicas para esconder posts "embaraçosos" no Facebook - dica 8 - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Por padrão, o Facebook permite que você e seus amigos publiquem em sua linha do tempo. No entanto, é possível alterar a configuração para que apenas você possa publicar. Comece clicando na seta para baixo que fica no lado superior direito da página e escolha a opção "Configurações". Em seguida, vá em "linha do tempo e configurações de marcação" e ative a opção "somente eu" no item "quem pode publicar em sua linha do tempo?".