Topo

Cresce apoio para mudar design do bitcoin como forma de acelerar transações

Olga Kharif

26/08/2015 14h27

O apoio para mudar parte do design do bitcoin está crescendo depois que dois desenvolvedores de alto perfil apresentaram uma versão alternativa da moeda virtual no intuito de acelerar as transações e tornar o dinheiro digital à prova do que vier no futuro.

Alguns dos maiores financiadores do bitcoin, entre eles o BitPay, a Blockchain.info, a Circle e KnCMiner.com, escreveram uma carta nesta semana em apoio à versão atual do bitcoin - mas somente se esta adotar algumas das ideias centrais propostas pelos desenvolvedores renegados, Gaven Andresen e Mike Hearn.

No começo de agosto, o duo apresentou um "fork" (bifurcação) para o bitcoin chamado Bitcoin XT, que ameaçou dividir a comunidade de hackers, desenvolvedores e tecnófilos que adotaram a moeda virtual. Para os usuários regulares, o fork poderia fazer com que as pessoas tenham que realizar malabarismos entre as diferentes operações dos bitcoins, como as diferentes versões do dólar que existiam no século 18 antes que os estados americanos se revoltassem contra as potencias coloniais.

A proposta desta semana visa resolver esse desentendimento adotando algumas das ideias de Andresen e Hearn e ao mesmo tempo evitando o espalhamento de uma versão totalmente diferente do bitcoin que possa tornar as coisas mais confusas para muitos usuários e dificultar um uso mais generalizado da moeda virtual. Tecnicamente, as mudanças se focam em expandir a capacidade do software subjacente do bitcoin, para que as transações possam ser processadas de forma mais rápida e eficiente. Isto abriria as portas para que a atual rede de bitcoins seja utilizada de maneira tão geral e com tanta frequência como o do cartão Visa.

Estreia bem-sucedida

Esses desenvolvimentos estão sendo alimentados pela resposta da comunidade depois da estreia do Bitcoin XT em meados de agosto. Ele ganhou tração rapidamente, respondendo por mais de um décimo dos computadores que rodam o software do bitcoin, ao passo que o preço do bitcoin caiu para seu nível mais baixo em seis meses.

Contudo, alguns dos maiores nomes no universo do bitcoin, tais como a Coinbase, se destacaram pela sua ausência na carta: https://twitter.com/brian_armstrong/status/proposta for implementada por uma maioria suficientemente grande de fornecedores de infraestrutura para bitcoins, o bitcoin terá dado um grande passo em direção a aumentar sua escala para o grande fluxo de transações que está tentando suportar", diz Gil Luria, analista da Wedbush Securities.

Por enquanto, os sinais apontam para uma resolução que manterá o bitcoin intacto. Andresen e Hearn reagiram de forma positiva à carta, dizendo que aborda o principal problema que eles levantaram. Esta é a resposta de Hearn a uma consulta da Bloomberg:

"É uma grande notícia. O Bitcoin XT implementa o BIP 101 e outras coisas. A carta não diz se eles rodarão o XT ou não, mas tudo bem: as outras mudanças nele são úteis, mas não tão importantes quanto o limite de tamanho dos blocos. Se essas empresas tomarem apenas as mudanças no BIP 101 e as aplicarem ao Bitcoin Core, então está tudo certo para nós".

Afinal de contas, as forças do mercado determinarão se o bitcoin está destinado a existir como uma única moeda digital universal ou como múltiplos forks - as mesmas forças por trás do número de bitcoins em circulação e seu preço frente a outras moedas do mundo real.

Título em inglês: 'Bitcoin Backers Propose Solution to Split That Threatened Disruption'

Para entrar em contato com a autora: Olga Kharif, okharif@bloomberg.net