Topo

Mais flexível, Instagram passa a permitir fotos na vertical e na horizontal

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/08/2015 14h43

O Instagram passa a permitir a partir desta quinta-feira (27) a publicação de fotos e vídeos nos formatos paisagem (horizontal) e retrato (vertifical). A rede social, até então, só aceitava imagens quadradas.

A atualização do aplicativo estará disponível para todos os usuários do Android e iOS até o final do dia. Não se sabe, no entanto, se a novidade chegará para o Windows Phone.

"O formato quadrado foi e sempre será parte do que somos", disse a empresa em seu blog, que reconheceu a dificuldade de muitos usuários em fazerem a adaptação.

"Quase uma em cada cinco fotos/vídeos que as pessoas postam não estão no formato quadrado e nem sempre é fácil fazer a adaptação para o compartilhamento no Instagram: amigos acabam sendo cortados, o conteúdo do seu vídeo acaba ficando achatado e você não pode capturar a ponte Golden Gate (Califórnia) de ponta a ponta."

Embora o quadrado continue sendo o formato padrão da rede social, um ícone de formatação foi incluído na plataforma para permitir que ao subir uma foto ou um vídeo o usuário possa personalizar a sua publicação.

Além de optar pelo modo retrato ou paisagem, é possível ainda fazer recortes manuais.

Uma vez a foto compartilhada, o tamanho escolhido pelo usuário se mantém no feed de seus seguidores. O formato quadrado, no entanto, será priorizado na visualização de um perfil no modo grid --páginas na qual são mostradas todas as fotos de uma conta.