Topo

Pesquisadores desenvolvem copo de uísque próprio para o espaço

Do UOL, em São Paulo

07/09/2015 09h16

Já imaginou como seria beber água ou qualquer outro líquido em uma estação espacial? Obviamente, os astronautas têm lá os seus truques, que, a partir de agora, poderão ser substituídos por um novo copo projetado pela universidade norte-americana de Portland.

Com um formato peculiar, o copo de uísque --que não necessariamente precisa ser usado para esta única finalidade-- é revestido de um vidro espacial que o permite flutuar em ambientes de microgravidade. 

O vidro foi construído por impressão 3D em ouro rosa e plástico. Um "peso em ouro rosa" foi acrescido na parte inferior do copo não só apenas por questão de design, mas, principalmente, para dar ao objeto um peso agradável quando utilizado na gravidade da Terra. No espaço, porém, ele não faz diferença.

Há ainda um espiral específico que ajuda a aumentar a tensão da superfície, mantendo o líquido em um reservatório na parte inferior do vidro. A ingestão é garantida a partir da sucção. Já a reposição da bebida é feita a partir de uma válvula em sentido único --no mesmo tamanho do bocal de uma garrafa de uísque. Um ímã na base permite uma conexão mais segura.

A equipe testou o produto em um laboratório da Universidade de Bremen, que simula as condições de microgravidade. 

James Parr, da Agência Espacial Open, que liderou o projeto, não mencionou se a equipe tem planos de enviar o copo para o espaço ou mesmo comercializá-lo na Terra.

O álcool é proibido a bordo da Estação Especial Internacional, mas o vidro ainda pode ser testado com líquidos não-alcoólicos.  (*Com informações do site Cnet.)