Topo

Com aumento de denúncias recebidas, Twitter lança página de segurança

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

16/09/2015 11h00

Com o aumento no número de denúncias recebidas --que entre dezembro de 2014 e fevereiro de 2015 teve um salto de cinco vezes mais--, o Twitter lança na tarde desta quarta-feira (16) a versão em português de uma nova página de segurança.

A versão em inglês dá página foi lançada em julho deste ano, mas chega apenas agora para as plataformas em outros idiomas, que inclui o Brasil.

Além do tradicional canal de ajuda, com informações sobre as políticas de uso e os processos de revisão e avaliação de denúncias, a página incluirá dicas sobre segurança on-line e comportamento saudável nas redes sociais, bem como guias de uso específicos para adolescentes, famílias e educadores.]

Para tentar melhorar a experiência dos usuários, o Twitter também dedicou um espaço na página para detalhar os mais diferentes recursos disponíveis na rede social, tais como silenciar, bloquear ou denunciar.

"O aumento no número das denúncias não significa, necessariamente, um crescimento no número de violações na rede. Isso porque nem todas as denúncias de fato configuram uma violação", ressaltou Felipe Magrim, diretor de Relações Governamentais do Twitter Brasil, que não revelou os números absolutos de denúncias recebidas.

Segundo ele, 95% dos usuários fazem o uso "absolutamente saudável da plataforma". "Mas, eventualmente, acabam cometendo um ou outro deslize com um comentário infeliz. A maioria acaba voltando atrás e apagando por conta próprio o tuíte", afirmou.

Parte desses "comentários infelizes", como aponta Magrim, acabam indo parar automaticamente em contas como "Minha empregada é", "Não sou homofóbico, mas" e "Não sou racistas, mas". "Páginas criadas por pessoas ocultas e que são abastecidas a partir de um banco de palavras, que faz uma busca na plataforma e expõe certos comentários e, consequentemente, seus autores."

"Estamos investindo em educação, já que o comportamento dos usuários está diretamente ligado à qualidade do serviço", afirmou o diretor. 

Mudança de política de uso

No início do ano, o Twitter atualizou sua política de privacidade e passou a proibir que os usuários postem fotos com conteúdo explícitos sem o consentimento da pessoa.

A rede social veda ainda a falsa identidade, marcas registradas para iludir outros, informações privadas sem autorização, incitação à violência,  ameaças, desrespeitos aos direitos autorais, bem como o uso da ferramenta para fim ilegal. 

Aqueles que violarem a regra estão sujeitos a terem o tuíte ocultado ou até a serem excluído do Twitter.