Topo

Apple confirma que novos iPhones chegam com o dobro de memória RAM

Stephen Lam/Getty Images/AFP
Imagem: Stephen Lam/Getty Images/AFP

Do UOL, em São Paulo

18/09/2015 17h17Atualizada em 19/09/2015 12h10

Um pouco mais de uma semana após os lançamentos dos iPhones 6S e 6S Plus, a Apple confirmou que os novos aparelhos ganharam o dobro de memória RAM dos seus antecessores [iPhones 6 e 6 Plus].

A especificação técnica não havia sido informada na apresentação do dia 9 de setembro, tampouco nas descrições dos dispositivos disponíveis no site da Apple. A empresa, no entanto, confirmou ao UOL Tecnologia que a memória RAM dos lançamentos recebeu um upgrade e passou de 1GB para 2GB.

Vale lembrar que a função da memória RAM é armazenar dados temporários para que o processador possa acessar informações importantes com rapidez. O upgrade deve contribuir para o desempenho do iOS, bem como para facilitar a abertura de vários aplicativos simultaneamente sem que o celular trave.

A última atualização que os aparelhos da Apple receberam foi em 2012, com o lançamento do iPhone 5, que passou de 512 MB de RAM para 1 GB. O primeiro dispositivo da marca, em 2007, tinha 128 MB de memória RAM.

Apesar do avanço, o iPhone ainda está atrasado em relação aos concorrentes. O Samsung Galaxy S6 Edge, por exemplo, conta com 3GB de RAM. Há ainda no mercado smartphones com 4GB de RAM (Asus Zenfone 2 e Samsung Galaxy Note 5).