Samsung

Bom e barato? Veja comparativo de celulares que custam até R$ 1.000

Marcella Blass

Do UOL, em São Paulo

Os smartphones do segmento intermediário são sinônimos de equilíbrio: com hardware ok, bom desempenho e preço mais "pagável" que os tops de linha (embora mais caros que os modelos de entrada, de até R$ 700), costumam ser campeões no custo-benefício. Mas como eles se saem uns contra os outros? O UOL Tecnologia entrou em contato com as principais empresas do mercado nacional e pediu a indicação de seus melhores telefones no segmento. 

Em sete dias de testes, a reportagem comparou itens como usabilidade, desempenho e tela de cinco modelos: LG Prime Plus 4G, Samsung Galaxy Grand Duos Prime, Asus Zenfone 5, Motorola Moto G 3º geração e Microsoft Lumia 640 XL. Na média geral de todos os testes, Asus e Motorola obtiveram os melhores índices, seguido de perto pela LG (veja tabela abaixo). No entanto, vale observar por cada categoria para saber os pontos fortes e fracos de cada modelo.

Tela

A tela do Galaxy Grand Duos Prime é o grande destaque do aparelho. Com 5 polegadas, é responsável por imagens com um colorido natural e intenso que salta aos olhos na reprodução de vídeos e jogos. O Moto G obteve gráficos coloridos e claros mesmo com o brilho na metade de seu limite.

No Zenfone 5, a tela de cinco polegadas também chama a atenção: é brilhante, clara e reduz significativamente o reflexo em ambientes muito iluminados. O touch, bastante sensível, traz o diferencial do Modo Luva, que amplia a sensibilidade da tela para quem estiver usando luvas ao manusear o aparelho. 

O forte da tela de cinco polegadas do LG Prime Plus 4G é o brilho nas cores. Já no Lumia 640 XL, a reprodução de vídeos da internet na tela de 5,7 polegadas não é 100%.

Desempenho

Nesse quesito, o aparelho da Motorola é o melhor smartphone entre os avaliados. Dono de respostas e downloads rápidos e sem travamentos, o Moto G tem resposta de touch bastante precisa. Logo atrás, o Zenfone 5 apresentou bom desempenho nos testes de velocidade, com respostas instantâneas.

O LG Prime Plus teve performance aceitável, com respostas quase instantâneas a comandos multitarefa. O Lumia se mostrou apenas correto. Nos downloads, o telefone se mostrou instável, demorando mais do que o ideal (e do que seus concorrentes) para realizar transferências com mais de 2 MB. Já o Galaxy Grand Duos Prime derrapa, sendo disparado o que oferece as respostas mais demoradas.

Usabilidade

O LG Prime Plus venceu na experiência de uso, apresentando melhor experiência em longas jornadas. Seu peso diminuto e o formato da carcaça permitem ao usuário operá-lo por horas sem incômodo. O ponto negativo, neste quesito, fica por conta dos botões traseiros (volume e bloqueio), que podem exigir um tempo de adaptação do usuário.

O destaque do Moto G fica por conta da traseira colorida e texturizada em contraste com as laterais prateadas e arredondadas. O Lumia 640 XL é o modelo mais pesado (são 171 gramas) e o maior (15,5x8,1 cm), logo se saiu pior. Em longas jornadas com o aparelho, o usuário pode ter algum desconforto e acabar se cansando ao operá-lo.

Câmera

As melhores fotografias são as tiradas com o aparelho da Microsoft. A câmera de 13 megapixels do Lumia faz imagens com a maior nitidez, com cores mais reais e sensação de filtragem do excesso de luz. O celular também oferece a melhor gravação de vídeo entre os modelos comparados.

Ao levar em consideração que o Zenfone 5 tem apenas 2 Mpixel de resolução em sua câmera frontal, pode-se considerar que ele faz boas selfies; isso é um dos itens que mais agrada no telefone. O recurso Embelezamento potencializa autorretratos e uniformiza itens como cor da pele, olhos e cabelo.

No Moto G, a câmera de 13 megapixels tem uma característica interessante: regulagem de brilho da imagem diretamente na tela do aparelho, o que garante boas fotos e vídeos. A câmera é apenas mediana no Prime Plus da LG.

Áudio

O Galaxy Grand Duos Prime se destaca aqui, pois seu áudio agrada muito, sem apresentar chiados mesmo em volume máximo. É seguido pelo Prime Plus 4G, pelo Lumia 640 XL e pelo Moto G em ordem de preferência; todos podem oferecer boa experiência para quem gosta de ouvir músicas em volume alto com fones de ouvido.

O Zenfone não tem muita potência sonora com fones ou pelos alto falantes. Se o assunto for música, a experiência proporcionada pelo Asus fica muito atrás dos demais.

Receba notícias pelo Facebook Messenger

Quer receber as principais notícias do dia de graça pelo Facebook Messenger? Clique aqui e siga as instruções.

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos