Topo

Facebook reconhece que nudez é seu maior desafio

Monika Bickert, diretora de política global do Facebook - Divulgação
Monika Bickert, diretora de política global do Facebook Imagem: Divulgação

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

07/10/2015 20h11

A nudez é um dos principais desafios do Facebook, segundo a diretora de política global da rede social, Monika Bickert, que reconhece o conservadorismo da empresa, que é alvo de críticas por apagar posts —equivocadamente ou não— de grávidas, mães amamentando seus filhos ou mesmo de índias.

- Censuras no Facebook partem dos próprios amigos

"É um tremendo desafio manter um conjunto de normas que atendam às necessidades de uma comunidade tão multicultural como a nossa", informou ela, ao ressaltar o número de usuários do Facebook, que ultrapassa 1 bilhão.

Monika diz ser difícil identificar quando uma imagem é compartilhada para envergonhar alguém ou por outro motivo qualquer. "Outro desafio que a gente enfrenta é que as pessoas ao redor do mundo tem uma ideia diferente sobre o que é aceitável ou não", acrescenta.

Motivo que, segundo ela, leva o Facebook a adotar políticas de nudez "mais contundentes" e que acabam provocando a remoção de fotos "inocentemente compartilhadas". Ainda assim, Monika descarta a possibilidade e a efetividade da criação de regras específicas para cada país em que a rede social opera.

"Criar fronteiras na ferramenta restringia a comunicação dos usuários. Ou seja, a plataforma só funciona de forma integrada com o mundo se tivermos um conjunto de normas que abranja a todos." Mas a diretora de política global do Facebook afirma que a rede social está "sempre disposta a considerar exceções", além de reconhecer que a avaliação da empresa em relação a conteúdos denunciados como impróprios é passível a erros.

Ela garante que o Facebook não é contrário à amamentação, tampouco contrário aos costumes indígenas. "A equipe de avaliação aplica as políticas a conteúdos específicos, que nem sempre avaliam o contexto da publicação", aponta.