Topo

Para concorrer com WhatsApp, Microsoft testa aplicativo para Windows 10

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

13/10/2015 09h56

A Microsoft liberou nesta terça-feira (13) em sua plataforma de testes uma nova atualização do Windows 10 que passa a contar o Messaging. O aplicativo de mensagens, como apontou o "The Verge", ainda é bastante básico, mas é integrado ao Skype e possibilita a troca de áudios e vídeos entre dispositivos que rodam o sistema operacional da marca.

O novo serviço é equivalente ao iMessage e ao aplicativo de mensagens OS X, ambos da Apple. Assim como o WhatsApp, o aplicativo pega os contatos de Skype e transformar em números de celulares para ajudar a encontrar amigos que também estão usando o serviço.

O Messaging também pode ser usado com a assistente de voz Cortana, que possibilita, entre outras coisas, o agendamento de lembretes.

Esse serviço, segundo a avaliação do "The Verge", ainda é instável. "A Microsoft ainda vai ter um certo trabalho para melhorar a compreensão da Cortana em relação as anotações feitas."

Vale lembrar que a assistente de voz ainda não possui uma versão em português.

Outras atualizações

A nova atualização do Windows 10 também traz melhorias para o Microsoft Edge. O navegador ganhou uma prévia da ferramenta de sincronização que permite levar seus favoritos e a lista de leitura para outros dispositivos. A empresa diz que o recurso não está totalmente pronto, mas já está usável.

Outra novidade do Edge é que a partir de agora, ao passar o mouse sobre as abas abertas no navegador, aparece uma imagem do que tem na página aberta.

A Microsoft também continua a ajustar a interface do Windows 10. Há barras de apps mais vibrantes, que podem ser ativadas nas configurações de personalização, e melhorias estéticas no menu Iniciar.

Por enquanto, as novidades só estão disponíveis para "insiders" do Windows, ou seja, usuários cadastrados na plataforma de teste. sem previsão de chegar para o consumidor final.