Topo

Falha em assistentes de voz permite controlar celulares via ondas de rádio

Robert Galbraith/Reuters
Imagem: Robert Galbraith/Reuters

Do UOL, em São Paulo

15/10/2015 11h18

Dois pesquisadores franceses descobriram uma forma de utilizar os assistentes ativados por voz dos iPhones e celulares com Android --Siri e Google Now, respectivamente-- para hackear os aparelhos. Segundo reportagem da revista "Wired" publicada nesta quarta-feira (14), eles apresentaram um esquema via ondas de rádio que permite controle externo e não autorizado dos celulares em uma distância de até 4,8 metros.

José Lopes Esteves e Chaouki Kasmi, da agência do governo francês Anssi, dedicada à segurança da informação, conseguiram enviar sinais elétricos remotamente para os celulares que estivessem usando um fone de ouvido com microfone plugado à entrada de áudio. O fio do fone serve de antena para captar os sinais, que seriam convertidos pelo software dos assistentes pessoais em ordens de voz.

Sem precisar falar nada, um hacker consegue dessa forma "convencer" o Siri ou o Google Now a fazer chamadas, enviar textos, discar o número do hacker para transformá-lo em um dispositivo de espionagem, enviar o navegador do telefone para um site de malware (programas com funcionamento maléfico) ou enviar spam e mensagens de phishing (fraude eletrônica) via e-mail, Facebook ou Twitter.

O sistema, que foi apresentado pela primeira vez na Corte francesa, gera as ondas eletromagnéticas com um laptop rodando o programa de código-fonte aberto GNU, um rádio do tipo USRP (Universal Software Radio Peripheral --rádio periférico de software universal, em inglês), um amplificador e uma antena.

A versão mais simples do equipamento pode caber em uma mochila, mas alcançaria apenas 1,9 metros. Em sua forma mais poderosa, que requer baterias maiores que só caberiam em um veículo motorizado, poderia ampliar o raio de ação do ataque para até 4,8 metros.