Topo

Quer ter pleno acesso às configurações do Android? Veja vantagens e riscos

Reprodução
Imagem: Reprodução

Marcella Blass

Colaboração para o UOL, em São Paulo

15/10/2015 06h00

O Android controla parcialmente o acesso do usuário aos arquivos disponíveis no sistema. Essa característica faz com que algumas pessoas optem pelo root como alternativa para ter mais liberdade para administrar seus aparelhos. O processo que dá acesso às configurações do fabricante exige cautela, caso contrário, um erro mínimo pode acabar por inutilizar completamente o aparelho.

Na prática, fazer o root significa obter privilégios de administrador no sistema operacional. "Com isso, é possível executar diversas funções que não são permitidas no uso normal do aparelho", explica Mariano Sumrell, diretor de Marketing da AVG Technologies no Brasil. Além disso, essa mudança nas configurações de fábrica é também a maneira que os usuários têm achado para fazer downloads de aplicativos não disponíveis na loja oficial.

Existem muitas formas de fazer o root, mas o resultado será sempre o mesmo. Segundo Sumrell, basicamente se subscreve o fireware original [barreira de proteção] do smartphone por uma versão com o kernel (núcleo do sistema operacional que organiza os processos no aparelho) "rootado".

"A maneira de fazer pode depender não só da versão do sistema operacional, mas também do aplicativo que o usuário escolher para realizar o processo", comenta André Munhoz, diretor de e-commerce da Avast para o Brasil. O executivo explica que na internet é possível encontrar vários apps que ajudam a fazer a invasão e modificar a configuração original do aparelho.

Para quem deseja apenas liberar espaço com a desinstalação de aplicativos de fábrica, a dica é o Root Delete (http://zip.net/bwr4NT), desenvolvido especialmente para tal. Queridinho na internet, o KingRoot (http://zip.net/bsr5sM) é uma opção com excelente performance para quem já manja do assunto. Para os menos experientes, o Kingo Android Root (http://zip.net/bqr56G) oferece um processo bastante descomplicado e reúne o trabalho todo em uma única interface.

Vantagens e perigos do root

Fazer o root oferece uma série de vantagens e mais liberdade para administrar o sistema operacional da maneira que quiser. Além de instalar aplicativos especiais, é possível remover aqueles apps (muitas vezes inúteis) instalados pelo fabricante, ter mais flexibilidade para personalizar o aparelho e configurar o firewall, otimizar a duração da bateria, entre outros pontos positivos.

Diante de todas essas facilidades, Munhoz comenta que o processo pode ser bastante útil e bem menos arriscado se o usuário tiver experiência e entendimento em tecnologia. "Só quem compreende de maneira perfeita o root pode garantir segurança e evitar erros que tornem o aparelho inoperante", garante Sumrell. De qualquer maneira, não custa nada fazer um backup para não se arriscar. 

Vale lembrar, no entanto, que fazer o root no Android exige experiência e cautela, pois após o processo o aparelho ficará altamente vulnerável a ações de malwares. "Essa ação afeta muito a segurança do smartphone, pois muda configurações fundamentais para garantir que tudo fique protegido", explica Munhoz. Por padrão, quando o sistema detecta ameaças, ele alerta o usuário antes do download malicioso, função que fica desativada nos aparelhos "rootados".

"Outro ponto preocupante é a possibilidade de o usuário remover ou subscrever arquivos do sistema que são necessários para o funcionamento normal do sistema operacional", diz Sumrell. As atualizações diárias do Android também ficarão desabilitadas. Característica que não é perigosa, mas obrigará o usuário a realizar esse processo manualmente. 

Diante dos riscos da modificação do sistema, as marcas deixam claro que os aparelhos "rootados" perdem automaticamente suas garantias de fábrica. "Os fabricantes não quererem dar suporte a problemas desencadeador por exclusão acidental de arquivos básicos para o funcionamento do sistema", explica o executivo da AVG.

Munhoz garante: roots mal feitos podem deixar vestígios mesmo depois da reversão do processo. A assistência técnica pode perceber esses sinais e tem todo o direito de negar cobrir os problemas.

Alternativas mais seguras

Há uma série de aplicativos que trazem os mesmos benefícios garantidos pelo root, mas sem afetar a segurança e garantia do aparelho. Para dar uma força para a economia de bateria, o Battery Defender (http://zip.net/bnr5jQ) é uma opção de configuração rápida. Já quem procura otimizar o uso da CPU, o No-frills CPU Control (http://zip.net/bvr5zr) é útil para diminuir travamentos e acelerar o sistema, enquanto o  Assistant for Android (http://zip.net/bnr5jT) pode ajudar o usuário a esvaziar o cachê daqueles aplicativos que consomem muita memória.

Por esse motivo, Munhoz recomenda que, antes de "rootar" o sistema, o usuário analise bem a finalidade do processo e tenha consciência para saber se é realmente necessário correr todos os ricos oferecidos.