Topo

Apple remove mais de 200 aplicativos por violação de privacidade

AFP
Imagem: AFP

Do UOL, em São Paulo

23/10/2015 19h48

A Apple teria removido nos últimos dias de sua loja de aplicativos, a App Store, mais de 200 aplicativos por violação de privacidade do usuário. Segundo o Norton, o fato aconteceu porque os apps utilizaram o Youmi (SDK), um programa de desenvolvedores que viola políticas de segurança e pode enviar remotamente as seguintes informações para um invasor:

  • Localização do dispositivo (como coordenadas GPS e localização da torre do celular);
  • Informações de identificação do dispositivo;
  • Números de telefone;
  • Lista de todos os aplicativos instalados no dispositivo iOS;
  • Número de série plataforma de iPhones e iPads que executam versões mais antigas do iOS;
  • Endereço de e-mail da Apple ID associado com o dispositivo iOS;
  • Permissão de download e instalação de novas aplicações, além de criar um atalho para anúncios na tela inicial.

Esta é a segunda vez consecutiva que a Apple remove aplicativos da App Store por comprometerem a privacidade do usuário. Em setembro, a Apple deletou dezenas de aplicativos iOS em língua chinesa infectados que permitiam que criminosos sequestrassem navegadores e criassem alertas de phishing falsos para roubar nomes de usuário e senhas.

Para se proteger, a Norton aconselha aos usuários terem cuidado com e-mails suspeitos ou notificações no dispositivo que solicitam suas credenciais da Apple ou qualquer informação de identificação pessoal. Além disso, é recomendável ter um software de segurança instalado em seu aparelho, como o Norton Security.

Para mais informações sobre segurança da informação e os riscos de segurança em dispositivos móveis e computadores, acesse o blog da empresa (em inglês) ou agende uma entrevista com os porta-vozes da Norton.

O UOL Tecnologia contatou a Apple, que não se manifestou sobre o assunto.