Topo

Twitter lança no Brasil recurso que concentra principais temas do momento

17.nov.2015 - Demonstração do Twitter Moments, recurso que concentra notícias na rede social - Divulgação/Twitter
17.nov.2015 - Demonstração do Twitter Moments, recurso que concentra notícias na rede social Imagem: Divulgação/Twitter

Do UOL, em São Paulo

17/11/2015 11h28Atualizada em 17/11/2015 12h04

O Twitter anunciou no Brasil, em evento para jornalistas na manhã desta terça-feira (17), o lançamento do serviço Moments, recurso que concentra principais temas do momento. O Brasil será o segundo país a receber o novo produto da empresa - os EUA foram os primeiros, em outubro.

O Moments realiza uma curadoria em que uma equipe editorial do Twitter seleciona aquilo que é mais relevante entre os tuítes, fotos e vídeos postados. Assim poderá se atualizar e acompanhar diversos temas de forma independente, isto é, sem depender do conteúdo gerado por quem o usuário segue na rede social.

Para acessar o Moments, o usuário deverá clicar em um ícone com o formato de um raio, que será adicionado ao app da empresa no Android e no iOS, e também na versão web. A plataforma mostra os temas mais quentes nas áreas de Notícias, Segundo Leonardo Stamillo, diretor editorial do Twitter para a América Latina, cerca de 50 histórias diferentes serão contadas por dia pelo Moments.

"O papel do Twitter tem muita relação com a mídia na velocidade do agora", diz Carlos Moreira Jr, diretor executivo de mídia do Twitter no continente. "Tudo que acontece no mundo, acontece primeiro no Twitter", disse Stamillo.

Como funciona

Ao clicar no novo botão Moments, com o ícone do raio, o usuário é direcionado a uma introdução, com um título e uma descrição sobre um fato. Ao deslizar a tela para o lado, o usuário se aprofunda na história por meio de fotos, vídeos, Vines e GIFs. A barra de progresso no inferior da tela indica quanto conteúdo ainda há no Moment; além disso, as histórias são frequentemente atualizadas. Ao deslizar a tela para cima ou para baixo, o serviço fecha e o usuário retorna à tela inicial.

Para os assuntos que são atualizados com muita frequência, como eventos esportivos ao vivo ou premiações, é possível seguir o Moment e ver os tuítes relacionados ao assunto na sua linha do tempo. Quando a cobertura acabar, terminam os tuítes afins e a linha do tempo do usuário volta ao normal.

Diversos veículos de comunicação brasileiros entraram como parceiros do Twitter na edição dos Moments. Para ter acesso ao recurso, é preciso instalar a última atualização do Twitter, já disponível nas lojas de aplicativos (App Store, do iOS, e Play Store, do Android).

A notícia revela mais um passo do Twitter a se mostrar como um rival direto do Facebook, ficando mais parecido com a rede de Mark Zuckerberg. Neste ano o botão "favoritar" do Twitter se transformou em "curtir"; e o limite de 140 caracteres acabou para mensagens privadas.

O próprio Facebook já havia criado um aplicativo chamado Moments, embora tivesse um propósito diferente: permitir compartilhar de modo automático e privado imagens relacionadas a grandes ocasiões entre amigos, como casamentos e viagens.