Topo

App de mensagens bloqueia 78 contas ligadas ao Estado Islâmico

Plataforma é usada por militantes para travarem "conversas secretas" e planejar ataques - Reprodução via BBC
Plataforma é usada por militantes para travarem 'conversas secretas' e planejar ataques Imagem: Reprodução via BBC

Do UOL, em São Paulo

18/11/2015 18h42Atualizada em 18/11/2015 18h54

O Telegram --aplicativo de mensagens criptografadas-- informou nesta quarta-feira (18) que bloqueou 78 contas em 12 idiomas relacionadas ao grupo extremista EI (Estado Islâmico), autor dos ataques terroristas em Paris, que deixaram ao menos 129 mortos e 350 feridos.

O app tem sido criticado nos últimos dias por "colaborar" com os extremistas. Em resposta às críticas, o russo Pavel Durov --criador da plataforma-- disse: "Acho que o governo francês é tão responsável quanto o EI pelos ataques, porque são suas políticas e descuidos que levaram à tragédia."

A ferramenta combina a rapidez do Whatsapp à efemeridade das mensagens do Snapchat e recursos de segurança avançados. Também possibilita a criação de canais de informações para um número ilimitado de seguidores. Não à toa, o recurso se mostrou bastante útil para os membros do EI.

Pelo Telegram, há indícios que os militantes não só divulguem suas ideias, mas também travem "conversas secretas", negociem resgates de reféns sequestrados e planejem ataques.

Uso do Playstation 4

Especula-se que os ataques em Paris envolvam o popular console de videogame Playstation 4. Citado pela revista americana Forbes, o ministro do Interior da Bélgica, Jan Jambon, disse que membros do EI usam o equipamento para se comunicar, em jogos que permitem o contato entre os jogadores. "O Playstation 4 é ainda mais difícil de ser monitorado do que o Whatsapp", afirmou.

A Forbes ressaltou que Jambon estava falando de táticas que seriam usadas pelo EI em geral e que ainda não há evidências sobre o uso do Playstation no planejamento dos ataques de 13 de novembro.

A mídia americana especula ainda que os terroristas usem aplicativos de celular codificados para que sua comunicação não seja captada pelos serviços de inteligência.