Topo

Transatlântico oferece internet ultra rápida durante cruzeiro em alto mar

Márcio Neves

Do UOL, em Nova York*

27/11/2015 06h00

Acessar a internet com uma velocidade de conexão razoável em alto mar ou localidades remotas sempre foi um grande desafio das empresas de tecnologia, mas uma empresa de cruzeiros passou a oferecer em dois de seus navios internet banda larga de alta velocidade.

A convite da Royal Caribbean, o UOL Tecnologia testou por 4 dias a conexão do navio Allure of The Seas durante uma apresentação em Nova York (EUA). A promessa é de conexão de até 500 Mbps ao custo de US$ 15 por dia.

Em testes feitos pelo UOL, a conexão apresentou em média uma velocidade de 20 Mbps para download e 10 Mbps de upload. No pior cenário, a conexão marcou 2 Mbps para download e 500 Kbps de upload. Pouco perto do que é prometido, mas melhor que alguns planos de banda larga oferecidos no Brasil.

Durante todo o tempo ficamos conectados enquanto estivemos a bordo do navio. A velocidade oscilava em algumas horas do dia, mas nada que afetasse a navegação.

Foi possível fazer uma ligação de voz pelo WhatsApp com o Brasil por uma hora como se estivesse falando ao telefone, mas em alguns momentos do dia o aplicativo perdia conexão. 

O navio é uma das duas embarcações da empresa equipadas com um sistema de acesso a internet via satélite que concentra o sinal de uma constelação de 12 satélites para um único ponto. A tecnologia também é usada para levar conexão banda larga para localidades remota.

Milhares de hotspots Wi-Fi distribuem a conexão nos diversos ambientes do navio. Testamos o sinal em diversos locais da embarcação como nas cabines, restaurantes, sala de eventos, nos corredores, áreas externas e até nos elevadores.

Painéis nas áreas comuns das piscinas e das áreas de convivência do navio convidavam os passageiros conectados a postarem fotos com uma tag específica para que fossem exibidas no painel durante a viagem.

O serviço está disponível somente nos serviços de cruzeiros oferecidos pela Royal Caribbean no hemisfério Norte, por conta da cobertura do satélite, e somente dois navios da empresa estão equipados com a tecnologia, o Quantum of The Seas e o Allure of The Seas.