Topo

Cuidado! Campanha maliciosa no WhatsApp promete novos emojis gratuitos

Do UOL, em São Paulo

02/12/2015 20h02Atualizada em 28/07/2020 04h16

Uma campanha maliciosa tem circulado pelo WhatsApp prometendo liberar um suposto pacote de emoticons gratuitamente, como notificou a empresa de segurança digital russa Kaspersky.

As mensagens em português usam textos de campanhas antigas e submetem a liberação dos emojis ao compartilhamento da campanha com 10 contatos ou três grupos. A vítima também é induzida a instalar um novo navegador no smartphone, ao clicar no link disponível no conteúdo malicioso.

Ao fim do processo, o usuário recebe ainda um alerta dizendo que o navegador está quase sem memória e pede para que ele execute uma atualização. Caso a instalação não seja aceita, mensagens insistentes aparecem na tela na tentativa de vencer a vítima pelo cansaço.

De acordo com Fabio Assolini, analista de segurança da Kaspersky, o navegador UC Browser, que aparece nos alertas, é um software legítimo. "A ação mal-intencionada desta campanha é a prática antiética de promoção utilizada para a conquista de novos usuários."

Em nota, o gerente nacional do UC Browser no Brasil, Raphael Farinelli Silva, disse que a investigação da empresa sugere que o "scam" tem origem em uma rede de propaganda aleatória, que conduz várias atividades promocionais não autorizadas ou aprovadas pela empresa. "Acreditamos que apenas uma pequena parcela de usuários do Whatsapp foi afetada e gostaríamos de assegurar que o UC Browser jamais engajou nesta prática e condena esses golpes maliciosos".

A campanha maliciosa, segundo a Kaspersky, não atinge somente brasileiros. Há indícios de que ela seja de origem estrangeira e esteja presente em outros países e idiomas.

Para se prevenir de casos assim, a empresa sugere que o usuário não acredite nas mensagens de erro exibidas pela página má intencionada e não instale nenhum programa que seja oferecido.

Outra dica importante é manter o navegador móvel sempre atualizado e instalar apenas softwares das lojas oficiais. Usar um antivírus no smartphone também é essencial.

Outros ataques

A rede social tem sido alvo frequente dos cibercriminosos. Este ano, surgiram falsas promessas de descontos de até R$ 500 nas redes de supermercados Carrefour e Extra, bem como na rede de cafeteria norte-americana Starbucks, com a finalidade de roubar dados dos usuários.