Topo

Site mostra tipos e quantidade de crimes ocorridos em cada região do país

Página inicial do site Reporting Crimes - Reprodução
Página inicial do site Reporting Crimes Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 06h00Atualizada em 04/12/2015 15h59

Em atividade há um mês, o site Reporting Crimes (reportingcrimes.com) é uma plataforma criada com o objetivo de quantificar e tipificar os crimes ocorridos em cada região do país. Os dados vêm das denúncias dos internautas que foram vítimas dos crimes e podem ser filtrados e organizados de acordo com a preferência do usuário.

O funcionamento é simples. No alto da tela inicial, basta clicar no botão "denunciar" para criar uma conta --ou entrar com sua conta do Facebook-- e depois clicar de novo para criar a denúncia. São solicitados entre outros dados o tipo de crime, em uma lista prévia de 15 categorias; o endereço, data e hora de onde e quando ocorreu; quais as circunstâncias do crime e uma breve descrição. Concluída a denúncia, esta gera uma marcação no mapa da cidade em questão.

O desenvolvedor web do UOL Alexandre Rafael, criador do site, afirma nunca ter sido vítima de algum crime, mas se sensibiliza com relatos de amigos e da imprensa e isso o motivou a criar o site. "Tive a reflexão de que o brasileiro vive em uma sociedade muito violenta e se acostumou a ela. Quando houve a chacina em Osasco, vi pessoal comentando como se fosse só mais uma, algo corriqueiro, mas não é para ser. Com o site, quero que as pessoas vejam o crime como um mal para elas e que possam se ajudar", explicou.

O site por enquanto conta com poucas denúncias, mas quando as ocorrências aumentarem, há uma ferramenta de filtros para visualizar apenas determinadas categorias de crimes. Outra seção exibe gráficos com vários recortes das ocorrências, como os crimes por período do dia, sexo e idade das vítimas, itens mais roubados, denúncias por bairro e outros.

"Se mais pessoas usarem, o site poderia ser um canal entre a população e as secretarias estaduais de segurança pública", prevê Alexandre, que também pôs nos seus planos criar aplicativos para iPhones e celulares com Android.