Topo

Foi preciso muito humor para enfrentar 2015; veja memes

Do UOL, em São Paulo

27/12/2015 06h00

Atentados terroristas na Europa, crise econômica e política no Brasil, falta de água em São Paulo... Foram tantas notícias tristes em 2015 que tem muita gente querendo esquecer que este ano aconteceu.

Mas, se uma coisa não faltou neste ano que se encerra foi muito humor e “zoeira” --essa que não tem limites-- para enfrentar 2015. O UOL separou os melhores memes relacionados aos assuntos que marcaram o ano. Confira!

Protestos de março

Cerca de 2 milhões de pessoas foram às ruas para protestar contra o governo federal e contra a corrupção em todos os Estados do Brasil, em 15 de março, sendo São Paulo o Estado que mais reuniu manifestantes. A mobilização nacional virou piada na web, com direito a meme sobre os cartazes e a roupa dos participantes.

Silas Malafaia X ativista de movimento gay

Em um debate sobre o conceito de família em junho na Câmara dos Deputados, o pastor Silas Malafaia, líder da igreja Assembleia de Deus Vitória em Cristo, e o ativista de direitos humanos e do movimento LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis) Toni Reis, divergiram em diversos pontos sobre a criação do Estatuto da Família. Uma foto tirada no momento em que Malafaia defendia suas ideias chamou a atenção até de usuários de fóruns on-line nos Estados Unidos. Não precisa dizer que choveu memes, né?

Comercial de Dia dos Namorados gerou polêmica

A campanha da marca de cosméticos "O Boticário" misturou casais heterossexuais e gays causou polêmica na internet. Entre as críticas feitas por alguns internautas estavam o fato de "banalizar" o assunto, expor crianças ao tema e afrontar a família brasileira. Alguns chegaram a afirmar que parariam de consumir os produtos da marca.

 

Os internautas não perderam tempo e fizeram piada contra as queixas da “família tradicional brasileira”.

Plutão: o “popstar’ da internet

Nem só de notícias tristes foi feito 2015. O mundo assistiu perplexo às primeiras imagens de Plutão em julho, na missão da Nasa considerada um dos pontos altos da pesquisa espacial deste ano. O fato de o astro ter sido “rebaixado” para categoria de planeta-anão, em 2006, foi lembrado pelos internautas em montagens divertidas feitas com as fotos tiradas pela sonda New Horizons.

Tragédia grega

Em junho, a Grécia não pagou a dívida de 1,6 bilhão de euros com o FMI (Fundo Monetário Internacional), transformando-se no primeiro país desenvolvido a dar um calote no fundo. O temor de um colapso econômico gerou apreensão tanto nas ruas de Atenas, quanto nos demais países da União Europeia e, porque não do mundo, já que a crise poderia influenciar na economia de vários países do globo. Mas a internet enfrentou a situação com humor.

"Precisa-se de dinheiro"

"Peça a Merkel"

2 + 2 = 1 dólar

Em setembro, a cotação do dólar comercial superou a marca dos R$ 4. Foi o maior valor de fechamento desde a criação do Plano Real, em 1994. Internautas amargaram a desvalorização do real, mas não perderam a chance de fazer piada com a situação.
 

Arrastões no Rio de Janeiro

Turistas se assustaram, banhistas entraram no braço com assaltantes, passageiros pularam a janela de ônibus durante a onda de arrastões que tomou conta dos bairros da zona sul do Rio de Janeiro em setembro.

 

Mas os internautas fizeram valer a expressão “seria cômico, se não fosse trágico”.

Lançamentos da Apple

Em setembro, a Apple lançou seus novos produtos, dentre eles os iPhones 6S e o iPhone 6s Plus. Além de ser criticada pela falta de inovação, os internautas reclamaram da expectativa de preços dos produtos no Brasil, encarecidos pela alta cotação do dólar.
 

Tem água até em Marte, mas em São Paulo...

O anúncio da Nasa (Agência Espacial Norte-americana) de que havia provas da existência de água líquida e corrente em Marte, feito em setembro, aguçou ainda mais a curiosidade das pessoas a respeito do planeta Vermelho. No entanto, para alguns internautas a associação do fato de haver água em Marte com a crise hídrica vivenciada pelo Estado de São Paulo foi inevitável. O resultado? Muitas piadas na rede, claro!
 

Gatinhos belgas contra o terrorismo

Depois dos ataques terroristas em Paris, na França, a polícia belga iniciou uma série de operações policiais antiterrorismo na Bélgica, que deteve 21 suspeitos, em novembro. Durante a ação, as autoridades pediram para que os cidadãos ficassem em suas casas e não compartilhassem nas redes sociais informações sobre a grande operação, por questões de segurança. Os momentos de tensão foram vistos com bom humor pelos belgas, que colocaram fotos dos seus gatos "contribuindo" na luta contra o terrorismo.

Até o perfil da polícia no Twitter entrou “na onda” e agradeceu aos gatos pelo apoio.

Patos do Estado Islâmico

Talvez inspirados na ação dos belgas, usuários de fóruns on-line passaram a postar montagens das fotos de militantes do Estado Islâmico substituindo a cabeça deles por patos de borracha. Algumas delas também tiraram as armas das mãos dos fundamentalistas e colocaram utensílios de casa, como escovas de banheiro. As melhores fotos foram reunidas em um site de compartilhamento de fotos, chamado de “Criado o Estado do Pato”, tudo isso para tirar sarro do grupo radical, que costuma usar contas em redes sociais para assumir autoria de atentados como o do último dia 13 de novembro em Paris e fazem fortes campanhas para difundir sua ideologia e recrutar militantes.
 

"Rasgue as minhas cartas e…"

O vice-presidente da República, Michel Temer, enviou no início de em dezembro uma carta endereçada à presidente Dilma Rousseff na qual relata uma série de episódios que demonstrariam, nas palavras dele, a "absoluta desconfiança" que sempre existiu em relação a ele e ao PMDB por parte da petista. O assunto ganhou o Trending Topics no Twitter e até mesmo um perfil na rede social. Foi um meme mais criativo que o outro, com direito a vídeo do fantoche Marcelinho, famoso por recitar contos eróticos, interpretando a carta.