Topo

Após vídeos 360° ganharem força, câmeras são tendência na CES 2016

A Nikon lançou a KeyMission 360, que filma em 360° - Dviulgação/Nikon
A Nikon lançou a KeyMission 360, que filma em 360° Imagem: Dviulgação/Nikon

Márcio Padrão*

Do UOL, em Las Vegas

06/01/2016 17h55

Os vídeos em 360 graus, nos quais o espectador consegue girar o eixo do ângulo de visão para obter novos enquadramentos no ambiente, já podem ser exibidos em duas das maiores plataformas do gênero na internet: o Facebook e o Youtube. O desafio agora é produzir esse conteúdo em larga escala.

Pelo menos três modelos abordaram essa lacuna na CES 2016. O evento foi aberto ao público nesta quarta-feira (6) em Las Vegas, mas na véspera da abertura a imprensa pôde ver novas câmeras da Nikon, da Samsung e da pequena 360 Fly para produzir imagens em 360 graus. Ao que parece, serão uma evolução das câmeras de ação, cujo maior expoente hoje é a GoPro.

A câmera da 360 Fly surgiu de uma pequena empresa fundada em um laboratório de robótica na Universidade de Carnegie Mellon, nos Estados Unidos. O protótipo da câmera apareceu na CES de 2014, mas começará a ser vendida de fato só neste ano, em lojas americanas da Best Buy, por US$ 399. O produto possui sensor de imagem de resolução 4K e seus vídeos já podem ser vistos no site oficial.

Já a conhecida fabricante de câmeras profissionais Nikon lançou a KeyMission 360, com tamanho compacto e duas lentes em lados opostos do corpo, e que também filmará em 4k. Ainda não foram anunciados mais detalhes, como especificações, preços e datas de lançamento.

A Samsung vai além com o Project Beyond, aparelho composto por 16 câmeras com resolução Full HD, e que deverá coletar um gigapixel de dados 3D por segundo para produzir os vídeos 360°. A coreana também fez mistério sobre outros detalhes do produto, mas em seu site é possível ver exemplos gravados em locações na Turquia, como a Capadócia e na cidade de Istambul. A equipe que desenvolveu o projeto ganhou prêmio de inovação na CES deste ano.

*O repórter viajou a convite da Samsung