Topo

Robô barman pode preparar infinitas variedades de drinks

Márcio Neves*

do UOL, em Nova York

25/01/2016 06h00

Imagina ter um barman que prepara o drink que você quiser? O "Bionic Bar" é um bar futurista em que o cliente pode montar uma infinita variedade de drinks.


O projeto nasceu em uma pesquisa no MIT, o famoso Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e sua tecnologia permite fazer combinações de drinks equivalente a um googol, ou seja 10100 possibilidades de se montar uma bebida.

O robô pode fazer até 120 bebidas em uma hora e é capaz de preparar drinks tanto alcoólicos, quanto não alcoólicos e faz todos os movimentos necessários para o preparo como cortar um limão, colocar açúcar, gelo e agitar a bebida --tudo feito por braços mecânicos e válvulas comandadas pelo software do sistema.

O barman robótico também "dança" e faz performances que acompanham o ritmo da música que toca no bar, baseado em movimentos coreografados para o sistema por dois bailarinos e um coreógrafo.

Atualmente o sistema funciona montado em dois navios de cruzeiros da Royal Caribbean nos Estados Unidos, o Quantum of The Seas e o Anthem Of The Seas, e a empresa responsável faz a locação do robô barman para feiras e eventos, mas o preço é um mistério.
 
*O repórter viajou a convite da Royal Caribbean