Topo

Saiba qual é o app mais baixado dos EUA; não é Snapchat nem Facebook

15.fev.2016 - App Tidal fica em primeiro em downloads na App Store americana - Reprodução
15.fev.2016 - App Tidal fica em primeiro em downloads na App Store americana Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/02/2016 15h12

Na semana passada, o cantor americano Kanye West lançou seu mais recente disco, "The Life of Pablo", exclusivamente na plataforma de streaming musical Tidal, da qual o rapper Jay Z é dono. Tal exclusividade alavancou o aplicativo nos EUA, que se tornou o número um em downloads de apps gratuitos da App Store (iOS) no país.

Um dos possíveis motivos foi um tuíte de Kanye West, em que ele afirma ter decidido disponibilizar o álbum novo só por uma semana. "Por favor, a todos os amantes de música. Por favor, assine o Tidal!!! Eu decidi não vender o meu álbum por mais uma semana. Por favor, assine o Tidal".

Concorrente de serviços como o UOL Música Deezer e o Spotify, o Tidal teve um empurrão semelhante com a cantora Rihanna, que também pôs seu novo disco, "ANTI", disponível exclusivamente na plataforma. O download do disco chegou a 1 milhão de cópias digitais.

E no Brasil? Atualmente o app gratuito mais baixado nos iPhones é o MSQRD, um de fotos com efeitos especiais divertidos. Em segundo e terceiro estão os sucessos de sempre: Whatsapp e Snapchat, respectivamente. O Tidal sequer aparece no top 100.