Topo

Em meio a polêmicas, Uber dá chopp grátis em viagens a bares em SP

REUTERS/Shannon Stapleton -
Imagem: REUTERS/Shannon Stapleton -

26/02/2016 12h52

Em meio às polêmicas com taxistas, debates acalorados sobre o transporte individual de passageiros e possível regulamentação em São Paulo, a Uber oferece desde a quinta-feira (25) uma promoção a seus usuários: quem usar o aplicativo para ir a bares parceiros ganha um chopp. Sete estabelecimentos em 21 endereços da capital paulista participam da promoção.

Segundo a Uber, para ganhar a bebida, o passageiro deve consumir um produto do cardápio e apresentar ao garçom um comprovante de que foi até o bar por meio do aplicativo - são aceitos o recibo da empresa enviado por e-mail ou o histórico no app.

Regulamentação

A Prefeitura está impedida desde o início deste mês de apreender veículos que prestam serviço para a Uber. Uma decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) - assinada pelo desembargador relator Firmino Magnani Filho, da 5.ª Câmara de Direito Público - considera que a Prefeitura é soberana na atividade de fiscalização do transporte, mas que não pode apreender carros só porque não são "oficialmente taxistas".

Para o desembargador, os motoristas da empresa estão "em campo, ao que parece, ainda não convenientemente regulamentado da atividade econômica eletrônica".

Para a Prefeitura, a decisão reforçou a política que a gestão Fernando Haddad (PT) já vinha adotando em relação ao aplicativo. A Prefeitura tem uma consulta pública aberta para avaliar uma proposta de regulamentação do serviço, que vem sendo elogiada pela empresa e por grupos externos, como o Banco Mundial.