Topo

Aplicativo leva recurso de videochamada para usuários do WhatsApp

Divulgação
Imagem: Divulgação

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

01/03/2016 11h18

Que tal fazer uma videochamada pelo WhatsApp? Ainda que o aplicativo de mensagem não disponibilize o recurso a seus usuários, há uma alternativa chamada Booyah. Um app de videochamada em grupos que foi liberado nesta terça-feira (1º) para o Android, um mês após o lançamento da versão iOS.

O Booyah possibilita gratuitamente a interação de até 12 pessoas simultaneamente. Não é exigido nenhum cadastro, é preciso apenas que todos os usuários tenham o aplicativo instalado em seus respectivos dispositivos.

Essa obrigatoriedade exclui os usuários de Windows Phone a participar da conversa em vídeo. Mas Dany Fishel, CEO da Rounds, não descarta a possibilidade de levar o aplicativo para os usuários do sistema operacional da Microsoft. "Não descartamos totalmente, mas acreditamos que a demanda de usuários irá nos dizer se desenvolveremos para Windows Phone ou não."

A navegação pelo app é bastante intuitiva e simples. No menu superior, basta clicar no ícone em formato de uma pessoa para selecionar os amigos ou grupos do WhatsApp que farão parte da videochamada. Eles receberão um convite para baixar o app, bem como um link para entrar no bate-papo.

"Quem inicia a chamada manda o link, e quando o(s) recipiente(s) pode(m) atender, a pessoa que iniciou a chamada recebe uma notificação e entra na chamada. Isso elimina a necessidade de esperar o outro atender", cita Fishel como um dos diferenciais do Booyah em relação a outros app de vídeo chamada -tais como o FaceTime (Appe) e Skype (Microsoft).

Mas não são só os usuários do WhatsApp que podem se beneficiar do Booyah. "Nós acreditamos que as conversas de texto ocorrem em mais de uma plataforma, como o Facebook Messenger, Snapchat, iMessage, entre outras. A visão do Booyah é realizar as chamadas em vídeo em cima dessas plataformas. O usuário pode mandar o link por qualquer uma delas para seus amigos, e nós facilitaremos o resto."

Vale lembrar que o WhatsApp é um dos únicos apps de mensagens que ainda não permitem a realização de vídeoschamadas. O Skype viabiliza chamadas de vídeos em grupos de até 25 pessoas, enquanto o Google Hangouts limita o recurso a 10 participantes. Já o FaceTime só suporta videochamada um-para-um, assim como o Facebook Messenger.