Topo

Samsung lança rede social de criação coletiva e app de composição musical

Waffle, app da Samsung em fase de desenvolvimento - Divulgação/Samsung
Waffle, app da Samsung em fase de desenvolvimento Imagem: Divulgação/Samsung

Do UOL, em São Paulo

15/03/2016 09h40

A Samsung apresentou nesta segunda-feira (14), no festival South by Southwest, em Austin, três projetos nascidos no C-Lab, seu programa de inovação que ajuda os funcionários da companhia a gerar suas próprias ideias de negócios criativos. O destaque foi o Waffle, uma rede social que permite a criação de conteúdo colaborativo entre amigos.

Funciona assim: alguém lança uma imagem no app, como uma foto, desenho ou arte digital. Outros amigos que fazem parte da mesma rede podem adicionar desenhos, frases e mais fotos. Tudo isso gera um mural de criação coletiva, onde cada colaboração é disposta em um quadradinho. A visão geral lembra a grade de um waffle --sim, daí veio o nome da iniciativa.

Outro projeto interessante da Samsung é o Hum On!, um aplicativo que ouve o que a pessoa cantarola para o dispositivo móvel para transformar isso em uma criação musical. Com a ajuda de um software de análise, a gravação da melodia vira uma frase musical na partitura. A partir dela, pode-se mexer diretamente nas notas, no tom ou alterar arranjos. Não é preciso conhecimento apurado de música, pois o app parece ser bastante intuitivo.

O terceiro projeto mostrado pela Samsung foi o Entrim 4D, um acessório de cabeça (headset) não apenas para ver e ouvir conteúdo de realidade virtual, mas também para sentir os movimentos gerados pelos vídeos.

O Entrim 4D usa uma combinação de algoritmos e a tecnologia GVS (estimulação vestibular galvânica, uma técnica que envia mensagens elétricas específicas a um nervo no ouvido). O GVS é usado, por exemplo, para restaurar o equilíbrio em vítimas de derrames em recuperação.

Com o headset, você pode sentir a direção e velocidade dos movimentos do vídeo. Diz a Samsung que o aparelho seria útil até em drones, para a pessoa sentir como se estivesse voando.

Como os três projetos ainda estão em fase de desenvolvimento, eles estão sendo apresentados no South by Southwest para avaliar seu potencial de mercado e obter o retorno dos participantes do festival anual de tecnologia e música.