Topo

Sites com frases de Lula e utensílios para panelaços bombam nas redes

Do UOL, em São Paulo

18/03/2016 21h19Atualizada em 21/03/2016 10h30

O movimentado cenário político --que inclui a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil, as investigações da Operação Lava Jato e o processo de Impeachment contra a presidente Dilma Rousseff-- inspirou criativas páginas na internet, que tem sido um sucesso nas redes sociais.

LulaLeaks - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Uma delas é a LulaLeaks, que traz frases do ex-presidente retiradas dos grampos telefônicos realizados pela Polícia Federal com a autorização do juiz Sérgio Moro. "Quer comer a comida da mãe", “Alô”, "É um bando de", “Tchau querida"... Basta escolher uma das frases e clicar sobre elas para ouvir.

LulaMinistro - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Há ainda outra página que satiriza a guerra de liminares, que ora autoriza a posse de Lula como ministro ora suspende a nomeação. É bastante simples e direta. Ao lado de uma gigantesca foto do petista, a pergunta: "Neste momento, Lula é ministro?". O link já foi compartilhado mais de 4,5 mil vezes no Facebook.

BatePanela - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
Já o site "Bate Panela", como o próprio nome diz, faz uma crítica um tanto sutil aos tradicionais panelaços --que geralmente são realizados em pronunciamentos oficiais da presidente Dilma Rousseff. A página se inicia com a seguinte frase "Não desista do Brasil, faça a diferença! Você pode consertar o país. Acredita na mudança".

Mais abaixo, é sugerido a compra de camisetas, canecas, panelas, vuvuzelas, colheres de pau, apitos e adesivos. Mas, ao clicar em qualquer um dos itens, o site sugere que ao invés de você gastar o dinheiro com um desses itens, você reverta a verba para um das quatro instituições beneficentes indicadas. Uma boa forma de mudar o mundo, não?!