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Apple Watch ganha pulseiras coloridas e preço mais em conta

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Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

21/03/2016 14h35

A Apple anunciou na tarde desta segunda-feira (21) uma nova linha do seu smartwatch por US$ 299 (cerca de R$ 1.079), quase US$ 100 a menos do que os modelos mais baratos --cujos preços variavam de US$ 349 (R$ 1.259) a US$ 399 (R$ 1.439).

No Brasil, a novidade será vendida por R$ 2.599 --caixa de 38 mm-- e R$ 2.999 --caixa de 42 mm-- uma redução de cerca de R$ 300. A data do início das vendas no

A chamada "linha primavera" traz pulseiras mais coloridas de borracha [amarela, damasco, azul-royal] ou nylon [rosa, azul-acqua, azul-royal, vermelha e preta], com caixas nas cores prateada, ouro rosa, dourada e cinza espacial.

"Um terço dos nossos usuários Apple Watch mudam frequentemente as pulseiras", disse Tim Cook, CEO da Apple, ao anunciar a novidade. 

Os preços da nova versão também surtiram efeito no modelo convencional do Apple Watch, que ficou mundialmente menos caro. No Brasil, a queda foi de ao menos R$ 400. Os relógios custam de R$ 4.599 a R$ 9.099, dependendo da combinação de pulseira e tamanho.

Foco em apps de saúde

A Apple também lançou o Carekit, uma nova plataforma de código aberto projetada para ajudar os desenvolvedores a gerir aplicativos com foco em saúde para dispositivos iOS. O recurso, que estará disponível a partir de abril, deve funcionar de forma semelhante ao ResearchKit --criado no ano passado--, mas vai se concentrar no atendimento ao paciente.

"Estamos entusiasmados com o profundo impacto que o ResearchKit já teve no ritmo e na escala das pesquisas médicas, e percebemos que muitos dos mesmos princípios poderiam ajudar no atendimento individual", justificou Jeff Williams, chefe de operações da Apple.

Na apresentação, a empresa afirmou que o recurso já estaria sendo testado por grupos de pesquisadores ligados ao tratamento do Parkinson, com o monitoramento da eficácia dos remédios e pós-operatório, bem como para estudos científicos sobre a doença. 

Também estariam sendo feitos estudos sobre autismo, com o objetivo de criar uma ferramenta de rastreio. Segundo a Apple, este cuidado com a saúde é "um verdadeiro diferencial para eles em comparação com outros relógios e telefones".