Topo

Se você quer som 360°, prepare a sua sala

Divulgação
Imagem: Divulgação

Fabio Andrighetto

Colaborou para o UOL, em São Paulo

06/04/2016 06h00

Lançado recentemente pela Samsung, o Wireless Audio 360 modelo R7 reproduz o som para "preencher o ambiente". O áudio HD se espalha em todas as direções, diferentemente dos alto-falantes tradicionais, cujo som é enviado a uma única direção. A tecnologia é chamada de "Ring Radiator" é um emissor multidirecional.

Para aproveitar ao máximo essa tecnologia, é bom preparar a sua sala. Não apenas para fazer jus ao dinheiro gasto no aparelho, acima de R$ 2.000, mas pela possibilidade de usufruir dos benefícios do som em 360°.

É necessário deixá-lo longe da parede ou de outros objetos que bloqueiem a emissão de ondas e evitar colocá-lo rente ao chão. Do contrário, o uso do Wireless Audio 360 fica limitado.

Samsung - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação
Pelas dimensões do produto, prateleiras nem sempre são capazes de se adequar a essa necessidade. Mas uma mesa de centro pode resolver o problema. Ele também pode ser instalado em um tripé, acessório vendido separadamente.

Para quem gosta de filmes e/ou de festas, o Wireless Audio 360 promove uma boa experiência se arranjado de maneira inteligente no ambiente.

O aparelho funciona com Bluetoooth e Wi-Fi e complementa a ideia de casa conectada. É possível conectá-lo também pelo TVSoundConnect, isso, é claro, se o recurso estiver disponível em seu televisor (comuns em TVs Samsung lançadas a partir de 2012).

O modelo R7 da linha vem em duas cores (preto e branco) com a intenção de se mimetizar a decoração e a outros aparelhos domésticos, apesar de o design em formato de ovo fazer com que o aparelho pareça vindo do espaço --ainda mais se instalado em um lugar central da casa.

Uma vantagem do modelo R7 é ele combinar com outro do mesmo modelo, deixando sua casa com dois reprodutores de som em ambientes diferentes. Isso é útil em caso de festas, por exemplo, ou para simular um home theater. Unidos, podem tocar o mesmo conteúdo em “Group” e em “Surround”.

Para colocá-lo em funcionamento, é necessário instalar o aplicativo Multiroom da Samsung, disponível para Android e iOS. O app tem um tutorial introdutório e é simples de usar. Você ainda pode usar seu smartphone como controle remoto e acessar serviços de música online, como Deezer. O pareamento é rápido.

A qualidade do som, é claro, depende da condição de seus arquivos. Se a música estiver em boa qualidade, a reprodução será excelente. Músicas com pouca qualidade, no entanto, evidenciam os ruídos e chiados quando são executadas.

O aparelho possui quatro botões capacitivos discretos, para reproduzir e pausar, controle de volume, input e power. 

Direto ao ponto: Wireless Audio 360 R7

  • Som: 360º
  • Formatos suportados: AAC (sem DRM), MP3 (até 320 kbps), OGG, AIFF (Até 192 kHz/24 bit), WMA, ALAC (até 192 kHz/24 bit), WAV (até 192 kHz/24 bit) e FLAC (até 192 kHz/24 bit).
  • Conectividade: Wireless LAN (Dual Band 2.4/5GHz); Bluetooth; TV SoundConnect
  • Control Device: Android (2.3.3 e superior); iOS (6.1 e superior)
  • Dimensões (Larg. x Prof. x Alt.): 181 x 422 x 181 mm
  • Alto-falante: Tweeter: 25 mm (1 ea); Woofer: 125 mm (1 ea)
  • Peso: 3,4 kg
  • Alimentação: Bivolt (110 e 220 v)
  • Consumo: Stand by 4 W; e em funcionamento 24 W