Topo

Saiba o que significa o código de segurança que aparece no WhatsApp

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

07/04/2016 16h11

Após a ativação da criptografia do WhatsApp, realizada no início desta semana, o aplicativo liberou uma página específica para que os usuários pudessem "verificar o código de segurança". Na tela, um QR Code seguido de uma série de números, que causou muito mais dúvidas do que esclareceu possíveis dúvidas sobre as mudanças no app de bate-papo.

Para ter acesso ao recurso, basta clicar na mensagem que o WhatsApp liberou para avisar você sobre a proteção e selecionar a opção "Confirmar". Na sequência, escaneie o código no celular do seu contato ou peça para que ele escaneie o seu para confirmar se as mensagens enviadas são criptografadas de ponta-a-ponta.

Caso o seu amigo não esteja fisicamente perto de você, a melhor opção é compartilhar o código numérico, para que haja a checagem manual. Nesse processo de verificação, poderá aparecer um círculo vermelho para indicar que a criptografia não está ativa em um dos dois celulares ou um sinal verde, que confirma a proteção extra.

WhatsApp_criptografia - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Um dos motivos que justificam o sinal vermelho, segundo a assessoria do WhatsApp, é que possivelmente o seu aplicativo não tenha sido atualizado para a última versão.

Como informa a empresa, esse processo de verificação não é obrigatório. Ou seja, a criptografia de suas conversas não depende disso para ser ativada. O procedimento serve única e exclusivamente para informar ao usuário sobre o status da proteção de suas conversas.