Topo

Rapaz do "percebe ivair a petulância do cavalo" diz que já enjoou dos memes

Reprodução/Facebook
Imagem: Reprodução/Facebook

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

08/04/2016 06h00

Quem diria que uma conversa em família, publicada no Twitter em 2014, ganharia tanta repercussão dois anos depois e daria vida a uma série de memes que invadiram --sem dó nem piedade-- as principais redes sociais? Pois é! Essa é parte da história da expressão "percebe ivair a petulância do cavalo" (SIC), que tem ganhado cada vez mais repercussão. 

"Me divirto bastante com os memes, mas tenho visto com tanta frequência que acabei enjoando um pouco. Tem se tornado um pouco repetitivo", afirmou Eduardo Pimentel, 20, autor do primeiro post e filho da mulher que soltou a "inspiradora pérola".

Em um grupo de família pelo WhastApp, os pais reclamavam com o estudante de Engenharia Mecânica da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que não teria atendido as repetidas ligações feitas pelo --agora famoso-- Ivair (pai de Pimentel). "Não larga o celular um segundo... como não viu?", disse a mãe, que recebeu a seguinte resposta do filho: "Não vendo". Ela, no entanto, não se aguentou e retrucou: "Percebe ivair a petulância do cavalo".

Era a primeira vez que ela tinha usado a expressão e, jamais, imaginou que serviria de inspiração para muitas outras pessoas. Mas como uma conversa realizada em 2014 ganhou tanta repercussão só agora? "Achei muito engraçada a reação da minha mãe e resolvi publicar de imediato o print da conversa em meu Twitter", contou ele, que, no final de 2015, resolveu fazer uma limpa em seu perfil e acabou se deparando com a imagem. "Ela merecia ser republicada."

O primeiro post teve consideráveis 700 retuítes, mas o segundo já atingiu a marca de 13 mil. Visibilidade alcançada graça a pessoas reconhecidas que passaram repassar a publicação. Mas, como conta Pimentel, a explosão do viral ocorreu apenas quando a expressão da mãe chegou ao Facebook em formato de memes. 

Na opinião do estudante, o sucesso da publicação está na proximidade que as pessoas sentem com ela. "Toda mãe solta uma pérola quando está irritada, não é mesmo? Isso faz com que as pessoas se identifiquem ainda mais com o post", apontou Pimentel, que disse que o viral acabou deixando a família inteira em visibilidade.

"Minha mãe, no início, não gostou tanto, mas hoje lida melhor com a situação. Já o meu pai tem curtido mais. Ele tem recebido várias solicitações de amizades no Facebook e faz questão de adicionar todas", relata Pimentel, que além do apelido de "cavalo", também ganhou cerca de 500 seguidores no Twitter. "Nada mais do que isso".

Ele, no entanto, conta ter muita vontade de um dia ouvir um desconhecido pela rua usando a expressão. "Seria curioso saber a reação desse desconhecido ao me apresentar como o 'cavalo'", brinca ele, que usa o mesmo humor em seus posts no Twitter. Ele sabe, no entanto, que todo esse "fama" é passageira.

"As pessoas vão acabar parando de usar a expressão, assim como todo meme. Mas ainda vai ficar aquela leve lembrança", aponta o estudante, que mesmo após tamanha repercussão da discussão familiar continua não atendendo os telefonemas dos pais. "Pelo menos eles já entenderam que para me encontrar o melhor é mandar mensagens pelo WhatsApp ou pelo Telegram. Sempre deixo o meu celular no silencioso, porque uso muito podcast e odeio as notificações sonoras, ou no modo avião, para economizar bateria."