Topo

5 dicas para evitar erros comuns em fotos tiradas pelo celular

Do UOL, em São Paulo

14/04/2016 06h00

Hoje em dia as câmeras dos celulares praticamente já substituíram as máquinas de fotografia. Mas só ter um celular com uma câmera de muitos megapixels não é o suficiente. Para que a expectativa não fique longe da realidade, é preciso dominar noções básicas de fotografia, e as funções da câmera de seu aparelho.

E para ajudar a não errar feio, o TIM Foto Mobile --workshop gratuito realizado em parceria com a Samsung-- reuniu cinco dicas, que podem não te transformar em um fotógrafo profissional, mas que vai fazer diferença em seus próximos cliques.

1. O ângulo pode fazer toda a diferença 
Foto_1 - Divulgação/TIM Foto Mobile  - Divulgação/TIM Foto Mobile
Imagem: Divulgação/TIM Foto Mobile

O ângulo faz toda a diferença na hora de encaixar um elemento na foto. Posicionar a câmera de baixo para cima, por exemplo, cria ilusões que alteram as proporções, amplificando o objeto.

Se o smartphone estiver no mesmo nível da pessoa, a fotografia dará a noção do tamanho real dos elementos. Desse modo será difícil simular que você "segurou" o sol ou a lua. Posicione a câmera para baixo ou para cima para modificar as perspectivas e, finalmente, acertar o ângulo.

2. Cuidado com a luz e as sombras 
Foto_2 - Divulgação/TIM Foto Mobile  - Divulgação/TIM Foto Mobile
Imagem: Divulgação/TIM Foto Mobile

A foto imperdível pode dar errado se o sol estiver forte demais. A incidência direta do sol intensifica as sombras. E se a câmera ficar contra a luz, esquece, não vai rolar.

Usar o flash de dia é sempre uma boa pedida para alcançar a melhor iluminação em todas as áreas da foto e elimina sombras indesejáveis. Assim a sua mão não ofusca a clássica foto da calçada da fama. 

3. Atente-se ao plano 
Foto_3 - Divulgação/TIM Foto Mobile  - Divulgação/TIM Foto Mobile
Imagem: Divulgação/TIM Foto Mobile

Saiba optar quando é hora de tirar a foto na vertical ou horizontal. Geralmente a vertical é usada para fotografar um indivíduo; e a horizontal, para ambientes ou grupos de pessoas.

Do close ao aberto, a escolha do plano também é vital para definir o que entrará em quadro na sua fotografia. Uma alternativa à fotografia centralizada é a chamada "Regra dos Terços", que divide o visor em nove quadros iguais e ajuda posicionar elementos em outros cantos da foto. Em paisagens o ideal é que a pessoa fique em um desses cantos. Mas não exagere!

4. Zoom existe para ser usado
Foto_leão - Divulgação/TIM Foto Mobile  - Divulgação/TIM Foto Mobile
Imagem: Divulgação/TIM Foto Mobile
   

O zoom digital pode salvar a sua pele em diferentes circunstâncias. Use esse recurso que está presente na maioria dos smartphones para captar detalhes. Mas cuidado para não cortar partes importantes do momento. 

5. Sem foco não dá 
Foto_5 - Divulgação/TIM Foto Mobile  - Divulgação/TIM Foto Mobile
Imagem: Divulgação/TIM Foto Mobile

Não dá para aproveitar uma foto, muito menos compartilhá-la na rede social se ela ficou desfocada. Recorra ao "foco touch" --presente na maioria dos aparelhos. O recurso permite que você direcione o foco no ponto certo com um simples toque no visor.