Topo

Plugin que delata bisbilhoteiros no Face está de volta; mas ele funciona?

Reprodução
Imagem: Reprodução

09/05/2016 20h44

O polêmico Facebook Flat --plugin do Google Chrome que ficou famoso em 2015 por dedurar os amigos bisbilhoteiros-- está de volta com uma nova cara e muito mais politizado do que a sua primeira versão.

O recurso prometia apontar todos os amigos que "visitavam" seu perfil do Facebook, mas não foi muito bem recebido pela rede social, que acabou pressionando o app a sair do ar.

Para evitar uma nova pressão, ele voltou com uma nova proposta: listar "usuários que provavelmente visitaram seu perfil e interagem com você com mais frequência".

Ou seja, ele perdeu totalmente a função de delator. Nos testes realizados pelo UOL Tecnologia, ele não foi capaz de incluir no ranking dos visitantes do perfil (menu em formato de binóculos) novos bisbilhoteiros, nem mesmo quando se manifestaram pelo bate-papo.

Não se sabe ao certo o que é levado em consideração para montar a lista de visitantes -- para nós da redação apareceram contatos que tinham falado recentemente no chat (mesmo aqueles com quem nunca interagimos) e também os amigos de sempre - sim, aqueles que você já sabe que são seus amigos e interagem com você.

De qualquer forma, as mudanças parecem ter sido suficientes para tornar a instalação do plugin, que é gratuito, inútil. 

Ao fazer o download Facebook Flat, a sua página do Facebook ganhará uma nova cara, com a inclusão de um menu de funções da extensão na lateral esquerda -- clique no binóculo amarelo para ver os visitantes. Há uma chave de liga e desliga no canto superior que permite que você desative o plug-in. Ele ainda permite ver suas curtidas, amigos, várias funções que já existem no próprio Facebook.