Topo

Saiba como liberar mais espaço para arquivos na memória de seu celular

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

10/05/2016 06h00

Um problema comum para usuários de smartphones é a falta de espaço no armazenamento interno. Mesmo que alguns modelos permitam acrescentar cartões microSD para expandir a capacidade, nem sempre isso é suficiente, pois muitos apps e arquivos não podem ser transferidos da memória principal.

Quem se enquadra nessa categoria é o cache, um tipo de memória que guarda dados ou processos usados com frequência por um app com o objetivo de recuperá-los mais rapidamente e assim acelerar o desempenho do aparelho. Esse conteúdo, porém, está em constante mudança conforme o uso avança e costuma reduzir drasticamente o espaço livre do armazenamento.

A limpeza de cache é um procedimento comum em tecnologia para ajudar a deixar a memória mais livre; é realizada há tempos em computadores e também em dispositivos móveis. Pode ser feita de tempos em tempos quando a memória está prestes a lotar e não deleta arquivos importantes guardadas em outras pastas do aparelho, como fotos, vídeos e documentos.

Os passos seguintes podem ser realizados em qualquer aparelho com Android, com mudanças de nomenclatura de acordo com a marca e modelo dos dispositivos. As telas abaixo foram retiradas de um Samsung Galaxy S4.

Antes de começar, acesse o atalho "Configurações" (ou "Ajustes") do aparelho. Os demais passos seguem abaixo:

1 - Vá para a aba "Mais" da área de configurações (ou "Geral")

2 - Procure por "Gerenciador de aplicações" (ou "Aplicações" ou "Aplicativos")

3 - Dentre todos os apps instalados, procure aquele em que deseja limpar o cache e clique nele. No nosso exemplo, escolhemos o WhatsApp

4 - Clique no botão "limpar cache" e aguarde alguns segundos enquanto o aparelho realiza a limpeza dos dados.

Há alguns apps que fazem isso automaticamente para o usuário, como o Clean Master, Fast Reboot e Android Booster. Veja outras formas de acelerar o desempenho do seu celular.