Topo

Periscope, app de transmissão ao vivo, publica 110 anos de vídeos por dia

Divulgação
Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

15/05/2016 06h00

O Twitter anunciou três novidades para o Periscope, seu aplicativo de transmissão de vídeo ao vivo. A mais esperada pelos usuários é poder salvar os seus streamings automaticamente sem limites de tempo. Antes o conteúdo só ficava disponível por 24 horas. Também vai permitir transmissão por drones e lançar um serviço de buscas.

Phillip Klien, diretor de estratégias de expansão do Twitter Brasil, diz que o investimento no Periscope está crescendo porque os vídeos ao vivo estão entre as cinco prioridades do Twitter para 2016. Segundo o diretor, a plataforma --criada em 2014 e adquirida pelo Twitter no ano passado-- já reúne mais de 10 milhões de usuários, lançou 200 milhões de broadcasts e publica diariamente vídeos que juntos equivalem a 110 anos de duração.

O recurso que permite salvar transmissões estava sendo testado desde a semana passada. Para salvar o vídeo, basta utilizar a hashtag #save no título da transmissão. Caso mude de ideia, é possível deletar a transmissão a qualquer momento. Se preferir, o usuário pode configurar o perfil para que os vídeos continuem sendo apagados automaticamente após um dia de publicação, como acontecia antes.

"A gente enxergava que guardar o arquivo não fosse importante para criadores, pois o propósito da ferramenta sempre foi a coisa do 'ao vivo'", disse Klien, explicando porque o recurso só chegou agora. "Muitas vezes [deixar] uma restrição é uma característica, um empurrão para pôr o criador em outro ambiente".

Até o final do mês, o Periscope vai incluir a possibilidade de salvar os vídeos como configuração padrão, sem a necessidade da hashtag #save.

Outro recurso anunciado e que deve surgir nos próximos dias é a busca do app. Será possível buscar por transmissões em todo o mundo --ao vivo ou replays-- pelo título ou assunto. A busca vai sugerir uma lista de tópicos sugeridos, como Viagem, Música e Comida, além de permitir buscas por hashtags. O "First Scope" é um tipo de busca especial para dar as boas vindas para os novos usuários, e o “GoPros e drones” mostra transmissões feitas por meio desses dispositivos.

A transmissão por meio de drones é outra novidade do aplicativo. Basta conectar um drone da marca DJI ao celular. Durante a transmissão, será possível alternar entre as imagens da câmera do drone, as câmeras do smartphone e até mesmo de uma GoPro, caso o usuário tenha essa câmera. Por enquanto só os iPhones contarão com o recurso.

Klein acredita que as novidades devem ampliar o engajamento dos brasileiros no Periscope, criando ou ampliando os usos para a ferramenta. "Temos desde artistas e jogadores comentando ao vivo até a divulgação de notícias. E temos ainda as manifestações, que estão na moda no Brasil", brinca.