Topo

Mac ganha área de trabalho para compartilhar documentos com iPhones e iPads

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

13/06/2016 14h56Atualizada em 13/06/2016 17h47

A Apple anunciou nesta segunda-feira (13) uma atualização no MacOS --novo nome do Mac OS X, o sistema operacional dos computadores Mac-- que inclui a criação de uma área de trabalho universal para o compartilhamento de documentos com iPhones e iPads.

"Por 30 anos nós aprendemos a colocar as coisas em que estamos trabalhando na área de trabalho --então vamos fazer a área de trabalho disponível para os nossos outros Macs, assim como para nossos iPhones", disse a Apple, durante sua conferência anual para desenvolvedores, ao justificar a novidade. 

Com o Universal Clipboard, será possível copiar conteúdos do iPhone e colá-los no MacOS, ou vice-versa. Basta que os documentos a serem compartilhados estejam armazenados nesta nova área de trabalho.

A Apple tem apostado cada vez mais nessa interação para permitir que todos os seus aparelhos funcionem juntos. A empresa considera o anúncio de hoje um passao à frente do que já fazia o iCloud, ambiente de armazenamento na nuvem da Apple. Há no iCloud Drive 10 bilhões de documentos armazenados atualmente.

Outra iniciativa nessa linha é o sistema de "Autodesbloqueio", em que um Mac pode reconhecer o Apple Watch no pulso do usuário ou a impressão digital em um iPhone para desbloquear o sistema automaticamente, sem necessidade do uso de uma senha.

Novidades não tão novas

O Universal Clipboard foi um dos recursos mais interessantes do pacote de novidades advindas do anúncio do iOS 10, apresentado na WWDC, evento anual da Apple que ocorreu nesta segunda-feira (13), nos Estados Unidos. O MacOS também foi atualizado e passará a se chamar Sierra, com lançamento para o outono no Hemisfério Norte (primavera do Sul).

A empresa de Cupertino também trouxe novidades para o Siri, seu assistente pessoal com reconhecimento de voz. A maior delas é que ele finalmente irá para o MacOS, a exemplo do que a Microsoft fez com o Cortana e o Windows 10. O ícone do Siri ficará na barra de tarefas do Mac.

O software do assistente também foi atualizado e agora vai interagir com aplicativos de terceiros, que não vêm instalados no sistema (como Facebook e Snapchat). Isso a Google também anunciou antes, com o Google Now on Tap.

Outra coisa que a Google fez antes e Apple correu atrás hoje foi a atualização no seu app de fotos. Seu sistema agora agrupa as fotos mais interessantes para determinados momentos, como "melhores do fim de semana". Algo que o Google Photos já faz há algum tempo.