Topo

Jovem recorre a internet para arrecadar 94 cartões para aniversário da avó

Arquivo Pessoal
Imagem: Arquivo Pessoal

Do UOL, em São Paulo

17/06/2016 18h16

Uma jovem paulista de 23 anos lançou uma campanha na internet em comemoração ao aniversário de 94 anos da avó. Sarah Dina Arroyo Amorim não quer dinheiro, muito menos presentes de valor. O único objetivo é arrecadar nada mais do que 94 cartões de aniversários para dona Olga Amorim.

"Resolvi perguntar a minha vó o que ela gostaria de receber de presente de aniversário. A primeira resposta foi 'nada'. Mas, depois de insistir bastante, ela disse que ficaria muito feliz em receber um cartão. Um cartão? Isso era muito pouco perto do que merece", disse Sarah, ao justificar o vídeo que publicou no Facebook ao pedir a ajuda de conhecidos e desconhecidos. 

"Pensei que todos nós poderíamos nos juntar para conseguir realizar esse presente para ela. Seriam 94 cartões, em comemoração a cada ano de vida dela", explicou Sarah no post que já tem mais de 6,6 mil visualizações.

As únicas exigências são que os cartões sejam escritos à mão e enviados até 22 de julho de 2016 (rua Afonso Braz 900, 3º, 04511-001 - Vila Nova Conceição - São Paulo - SP – Brasil). Para quem conhece a dona Olga, Sarah pede que seja anexada uma foto que retrate essa relação e, para quem não a conhece, recomenda-se o envio de uma foto de sua própria família. "Uma forma de tornar este presente mais pessoal, além de se a oportunidade de ela conhecer seus novos amigos", disse Sarah.

Dona Olga, como conta a neta, adora receber cartões e guarda cada um deles, até mesmo os recebidos por bancos. "No Dia das Mães, escrevi em um papel qualquer: 'vó, Feliz Dias das Mães, porque vó é mãe duas vezes'. Ela gostou tanto que colou aquele papel do lado da TV, lugar de maior visualização para ela", lembra Sarah.

Desde o dia 23 de maio, a neta conta ter recebido apenas 30 dos 94 cartões. Todos eles de pessoas que dona Olga não conhece. "Confesso que achei que atingiria a meta mais facilmente, mas tenho certeza que vou conseguir. Até porque os familiares devem deixar para mandar seus cartões mais perto do fim do prazo. Tem ainda muitas outras promessas que devem estar a caminho."

Segundo Sarah, há uma mineira, por exemplo, que a contatou pelo Facebook que disse estar em um tour pela Europa e já mandou três cartões postais de três diferentes países para a aniversariante. A jovem conta ainda ter encontrado a ex-funcionária de uma copiadora, bastante frequentada por dona Olga, que hoje mora na Suécia e disse que vai enviar a sua colaboração.

"Tenho certeza que ela vai gostar de cada um dos cartões e fará o possível e impossível para responder um por um. Será um excelente e prazeroso passatempo para ela", diz a neta, que afirma que mesmo que a meta seja superada, todos os cartões recebidos serão entregues à vovó Olga, que mesmo sem saber da surpresa, deixou o seu recado:

"Duvido que alguém tenha a alegria de ainda ter uma avó com 94 anos que escreve poesia", disse dona Olga, que é autora de quatro livros e escreve semanalmente haicai [poemas de origem japonesa] a um pequeno jornal do interior de São Paulo. 

E aí, você vai aderir a essa campanha?