Topo

Quer comer de tudo sem engordar? Realidade virtual pode ser o caminho

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/07/2016 19h24

Já imaginou poder comer qualquer coisa --qualquer coisa mesmo-- e ainda assim não engordar?  Esse é o sonho de consumo de muitas pessoas, que pode estar a um passo de tornar "real" (ou nem tão real assim) graças à realidade virtual.

A proposta nasceu do Project Nourished (Projeto Alimentados, tradução livre), que promete a degustação de alimentos sem a ingestão calórica, mas mantendo as sensações de paladar, olfato e tato.

Com o uso de óculos de realidade virtual, a empresa oferece aos usuários um jantar futurista que os leva a terem o gostinho de alimentos proibidos sem realmente consumi-los.

Ainda em fase de testes, a ideia foi desenvolvida pelo norte-americano Kokiri Labs, que se inspirou no filme "Hook – A Volta do Capitão Gancho". Em entrevista ao tabloide britânico "Daily Mail", Jinsoo Na, fundador da empresa, disse que a proposta quer oferecer uma forma pioneira de nutrição adaptada ao mundo atual.

"Sempre fiquei desapontado com o fato de a nossa maneira de comer não ter mudado muito desde o início dos tempos. Queria que os outros percebessem que não devem seguir o status quo", justificou Jinsoo Na, que acrescentou: "Também quero deixar claro que essa metodologia não seria uma substituta a maneira habitual. É apenas uma alternativa".

A empresa não prevê garfos, facas, guardanapos ou louças sujas, que serão substituídos por difusores aromáticos, sistemas de condução óssea, utensílios baseados em giroscópios, copos virtuais e comida nutritiva criada com impressora 3D.

Uma vez que o usuário é transportado para o mundo virtual e sentado à mesa, o difusor aromático dissipa os cheiros de vários alimentos. O sistema de condução óssea, que imita a mastigação, seria amarrado ao redor do pescoço.

O jantar inclui um pequeno cubo de alimentos impressos em 3D, que "servem como um veículo para a articulação de sabor, textura e consistência", explica o Project Nourished. "As propriedades calóricas são bem baixas, baseadas em uma solução de hidrocolóide (gelatinoso)."

"Ao isolar os vários compostos de sabores e recriar os gostos e perfis de texturas - combinados à realidade virtual, difusão aromática e sensações auditivas - podemos imitar uma parte surpreendente da experiência de comer", explica Jinsoo Na.

Já está em pré-venda o pacote "Pepa 001 Starter Kit", que custa US$ 59,84 (cerca de R$ 197) e inclui um cubo de comida, um disco com cheiros e um disco com um vídeo em 360º. Vale ressaltar que a eficiência da iniciativa não foi comprovada cientificamente.