Topo

Sistema de pagamento móvel Samsung Pay começa a funcionar no Brasil

Divulgação
Imagem: Divulgação

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em São Paulo

19/07/2016 06h00

Com a possibilidade de substituir cartões pelo smartphone, o sistema de pagamento móvel Samsung Pay chega ao Brasil a partir deste 19 de julho.

Em um compartimento criptografado, o recurso armazena dados de até dez cartões de débito e crédito da Visa e da Mastercard. A princípio estará disponível para o Banco do Brasil, Brasil Pré-pago, Caixa, Porto Seguro e Santander. Em breve, Banrisul, Bradesco, Itaú e NU Bank também devem aderir ao sistema.

Sem a cobrança de taxas adicionais, basta liberar o Samsung Pay, encostar o aparelho em um terminal de pagamento para efetivar as transações financeiras, autorizadas mediantes impressão digital.

O serviço também possibilita o cadastro do CPF, que o transforma em um código de barra para a leitura automática do estabelecimento, caso o usuário opte pela inclusão do documento na nota fiscal. A opção evita que o número seja dito e exposto.

O Samsung Pay é similar ao Apple Pay, que ainda não funciona nos bancos brasileiros, mas pode ser usado por usuários que tenham contas em bancos americanos. A diferença é que a empresa sul-coreana recorreu a uma tecnologia complementar a da concorrente.

Além do uso do sistema NFC, que faz a leitura por aproximação, a Samsung aposta também no MST, sistema que transmite informações codificadas para o leitor magnético dos terminais. Neste caso, basta aproximar a traseira do aparelho ao campo magnético da máquina para o reconhecimento, similar a um cartão convencional.

"Ela é aceita em praticamente em qualquer lugar que aceite cartão de crédito e débito", afirmou Antônio Quintas, diretor sênior de Mobilidade da Samsung. "Quase 90% das maquininhas do mercado estão adaptadas a aceitar SamsungPay"

Vale lembrar que o recurso não funciona em qualquer smartphone. Os aparelhos precisam integrar as tecnologias, que estão restritas basicamente aos modelos top de linha da sul-coreana -- Galaxy S7, Galaxy S7 Edge, Galaxy S6 Edge+ e Galaxy Note 5. O Galaxy A5 (2016) e Galaxy A7 são os únicos intermediários compatíveis ao recurso. Já o Galaxy S6 e o Galaxy S6 Edge só funcionam com a tecnologia NFC.

O sistema PagSeguro, do UOL, também conta com tecnologias para que você possa fazer pagamentos direto do celular.