Topo

Novidades do WhatsApp motivam retorno do golpe virtual "versão Gold"

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

27/07/2016 13h29

O WhatsApp anunciou nas últimas semanas algumas novas configurações, como a mudança de fonte e de formatação dos textos. Como resultado, o golpe virtual "WhatsApp Gold" está de volta, de acordo com a empresa de segurança PSafe.

Em sua primeira versão, o malware era um falso convite para acessar uma suposta versão "Gold" ou "Golden" do WhatsApp, que só seria acessível para celebridades. Agora ele faz com que usuários compartilhem o app entre suas redes de contatos, com a condição de permitir o download dele após ao envio de convite para 10 amigos.

Quando o usuário tenta instalar o aplicativo, é redirecionado para a instalação de outros apps na própria Google Play ou para uma página que sugere a inclusão do celular em serviços pagos de SMS. Se cair no golpe, o usuário poderá ter prejuízo financeiro com as mensagens cobradas em seu plano.

O malware ganhou até um perfil "oficial" no Instagram, com mais de 1.000 seguidores, convidando usuários a instalar e receber as atualizações beta do aplicativo. Uma página no Facebook, que possui mais de 4.000 curtidas, também divulga a suposta novidade.

Com mais de 1 bilhão de usuários no mundo, o WhatsApp tem sido alvo recorrente de hackers. Alguns dos recentes ataques incluem falsas mensagens de voz e o falso recurso "veja quem visitou seu perfil".

Conheça aplicativos que são alternativas ao WhatsApp

Band News