Topo

Esta é a 1ª olimpíada que o Brasil acompanha mais pelo celular

REUTERS/Ivan Alvarado
Imagem: REUTERS/Ivan Alvarado

Do UOL, em São Paulo

10/08/2016 15h50

Acompanhar os Jogos Olímpicos de Londres em 2012 conectado pelo celular foi uma raridade no Brasil, mas a realidade nos Jogos do Rio de Janeiro é outra. Seis em cada dez brasileiros que acessam a internet usam o smartphone para navegar, segundo dados do Estudo Geral de Meios, realizado pela empresa de pesquisa Ipsos.

O índice (62%) cresceu quase sete vezes desde a Olimpíada de 2012, quando apenas 8% dos brasileiros acima de 13 anos navegavam na internet pelo dispositivo móvel. Hoje, a maioria dos brasileiros acessa a internet pelo celular.

"As Olimpíadas já estão presentes na internet há mais de uma década, mas podemos afirmar que essa é a Olimpíada do mobile", afirma Diego Pagura, diretor de negócios da Ipsos.

Os mais jovens são os que mais usam o mobile para acessar conteúdos na internet. Nove em cada dez entrevistados entre 18 e 24 anos optam por essa forma de conexão. O índice cai para 26% entre os brasileiros de 55 a 64 anos e para 10% entre aqueles acima de 65 anos. 

A pesquisa foi realizada entre abril de 2015 e março de 2016 com mais de 34 mil pessoas em nove regiões metropolitanas: Grande Curitiba, Grande Fortaleza, Grande Salvador, Grande São Paulo, Grande Rio de Janeiro, Grande Distrito Federal, Grande Recife, Grande Belo Horizonte e Grande Porto Alegre. Os dados de 2012 se referem ao primeiro semestre daquele ano.

Principal forma de navegação da classe D

O celular, segundo o levantamento, é a principal forma de navegação para os usuários da classe D. Entre os entrevistados desse grupo, 40% recorrem ao smartphone para ter acesso à rede, enquanto 35% usam outros dispositivos. Os entrevistados da classe C usam a internet pelo celular (62%) na mesma proporção que recorrem a outros dispositivos (63%).

Já nas classes mais altas, a diferença percentual se acentua. Os índices dos brasileiros que usam o celular para se conectar nas classes B e A são de 76% e 85%, respectivamente. Proporção similar também adota outras formas de conexão: 82% e 90%.