Topo

Que tal fazer buscas no Google direto do WhatsApp? Quem tem iPhone consegue

Reprodução
Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

15/08/2016 06h00

Já pensou em não precisar mais sair do WhatsApp para fazer pesquisas para mandar em uma conversa? O Google pensou e criou o Gboard, um aplicativo gratuito que adiciona ao teclado do smartphone a opção de busca. Assim qualquer pesquisa feita no buscador da empresa pode ser realizada na mesma tela do bate-papo, sem a necessidade da abertura de um navegador.

Pena que o recurso se restringe ao iPhone. Curiosamente, o Google priorizou o sistema operacional concorrente em vez de investir no seu próprio: o Android. A gigante das buscas informou que pretende incorporar a funcionalidade ao Android como algo nativo —ou seja, que dispensaria a instalação de um appp—, mas não especificou quando.

Com o Gboard, é possível pesquisar e enviar endereços, horários de voos, notícias, vídeos, Gifs, emojis e imagens. Os resultados aparecem como cards com as principais informações em destaque. Com um toque, você pode enviá-los para o seu amigo, sem parar a conversa.

O recurso funciona em qualquer aplicativo de mensagens, incluindo o WhatsApp e o Messenger, e-mail etc. É possível ainda usá-lo em qualquer lugar do seu telefone —na agenda, no bloco de notas ou em lembretes — enfim, em todo lugar que você acione seu teclado.

O Gboard também traz ao iOS um antigo recurso do Andorid: a digitação por deslizamento, que permite que os usuários digitem palavras apontando as letras, em vez de clicar uma a uma.

Como ativar o Gboard

Ao baixar o aplicativo, será exibido cada passo a ser realizado para ativar o teclado em seu dispositivo. Ao final das explicações, você será direcionado automaticamente ao menu "Ajustes" do aparelho. Clique em Geral > Teclado > Teclados.

O Gboard será incluído em suas opões, basta, então, ativá-lo e permitir o acesso total, caso contrário o recurso não funcionará em seu celular.

Feito isso, é hora de entrar em qualquer aplicativo de mensagem. Nos testes, o UOL Tecnologia optou pelo WhatsApp. Entre em uma conversa e clique no espaço de texto para que o teclado seja aberto.

Na sequência, clique no globo (segundo botão do menu inferior, que dá acesso aos emojis) e, por fim, no botão "ABC". Em poucos segundos, o símbolo do Google aparecerá em seu teclado, que permitirá as buscas internas.